18 de maio de 2007

Sensação estranha

Sabem aquela sensação que se tem quando se chega a casa após prolongado período de campismo? Uma pessoa chega cheia de energia, com boas cores, mas o reencontro de algum conforto dito básico dá imensa alegria. Voltar à caminha com colchão fofo e lençol lavado, ter água corrente, ter electricidade com a facilidade de um interruptor, ver as notícias na TV (que não interessam nada, mas que cativa pela saudade da “caixa mágica”). Tão bom poder lavar a roupa, tomar um belo banho quente, cozinhar e sujar toda a loiça que apetecer e sem a preocupação do gás acabar de repente…

Pois eu tive uma sensação parecida…e sem sair de casa!! Por razões que desconheço e não quero conhecer, a luz da rede chegava a todos os prédios do meu quarteirão, excepto ao meu! Foram lá uns senhores reparar a situação e escavaram um buraco. Meteu-se o fim-de-semana e parou tudo. Voltaram lá uns senhores e alargaram o buraco. Conclusão, às tantas, desapareceu o passeio em frente ao meu prédio e tinha que entrar em casa com a ajuda de uma ponte improvisada. Mas como tudo se resolve, sem pressa, acabou por se resolver, com calma!

Passadas quase três semanas de ausência de rede eléctrica e clara deficiência do gerador, habituei-me a viver com uma lanterna no bolso, para me deslocar do quarto à casa de banho, ou até mesmo para cozinhar. Habituei-me a tomar banho de água fria. Habituei-me a que a torneira deitasse um fiozinho de água, e nem sempre constante! Habituei-me a fazer uma ginástica com a roupa, para que pudesse vestir-me todos os dias e evitar trabalhar de calções. Habituei-me a salpicar-me de água à noite para ma refrescar e substituir a artificial, mas fresca brisa do AC.



Objecto importantissimo: lanterna!!

De repente chegou a luz da rede a minha casa…….ESPANTO!! Carrego no interruptor e a luz acende, o frigorífico trabalha e até faz a sua função de gelar a comida, água jorra da torneira….e sai quente! O AC trabalha e chego a ter noite de frio! Posso ver televisão à noite. De repente, com a chegada da luz eléctrica, aparecem uma série de “mordomias” que me fazem aperceber que estava acampado em minha própria casa…sensação estranha…

5 comentários:

Joana disse...

Três vivas a electricidade!!!

Viva
Viva
Viva

Yuppie!!!! Fez-se luz.

Já podes ver bola a beber cucas fresquinhas.

Anónimo disse...

AH!!
Alguém que me compreende!
É mesmo uma das melhores coisas que há: voltar a casa depois de um acampamento!!
Sem formigas, sem pedras debaixo do colchão, sem mosquitos, sem atum com massa, sem refeições Knorr!
Ainda bem que a tua casa voltou ao normal!
Beijinhos!!

Anónimo disse...

Há que dar o devido valor a um banho quente e a uma caminha... ;) Só perante a ausência nos apercebemos da falta que faz, ainda bem q já tinhas experiencia de campo...
Abraço

macaca bzana disse...

Eu admiro o teu espirito aventureiro... ai... estou tão mal habituada! Luz, ar condicionado, frigorifico, televisão... fazem-me tanta falta... mas ficar sem tudo isto de vez em quando até é bom! Agora 15 dias...

Joana disse...

Parece que dei vivas antes do tempo!!!