Há muito a ideia de que África é um óptimo local para mariscadas e petiscos do género, mas África é MUITO grande! Se se referirem a Moçambique, concordo...bom marisco e barato. Se se referirem a Angola...já discordo!!
Aqui há marisco, mas não é nada de cortar a respiração, nada a que se faça uma vénea!! Além de que o preço não é simpático, como aliás nada em Luanda! Mesmo assim, de vez em quando vou a um restaurante na ilha de Luanda petiscar uma mariscada com uns amigos também amantes desta prática. E então, não sei bem porquê, comecei a gostar de chocos com tinta! Prato que nunca gostei em Portugal, aqui sabe-me muito bem...
Não sei se terá alguma coisa a ver com a qualidade do petróleo aqui...mas se tiver, só beneficia o choco!!
Outra coisa que aprendi cá foi a satisfação ao cliente! Por exemplo, se um prato de camarões revela um ingrediente não pedido, regateia-se o preço...e quiçá, exige-se a dose gratuita! Foi o que aconteceu com um pratinho de camarões que tinha a surpresa, deixada para o fim...a presença de uma barata!! Não senti um gosto especial dado pelo ingrediente orgânico e ainda bem que foi no final. Assim, pode-se degostar toda a dose sem pensar no bichinho.... Resultado: dose gratuita! Claro, não poderiamos mandar para trás!
Uma última coisa que comecei a gostar aqui em Angola.... "apaixonei-me" por Gin tónico! Bebida que em Portugal achava horrível, aqui cai muito bem!! É fresca, não é doce, tem gás, tem alcool e a água tónica é especial! Há uma receita de água tónica aqui para as zonas de África que contém quinino. Este é o quimico que trata a malária! Obviamente que na bebida são doses reduzidas, mas pode-se sempre dizer que "tenho que ir beber um GIN, faz parte da minha terapia antimalárica"....cai muito melhor!!
5 comentários:
Oh pah, ó andré, isto não se faz... Uma pessoa abre o teu blog logo pela manhã e depara com um cenário destes!!?? Onde é que tu andaste a enfiar a língua???!! E baratas no prato dos camarões... diz q são da mesma família, mas mesmo assim não havia necessidade... E essa é a bela da esplanada por onde se passeiam as ratazanas??
Hmmmmmmmmm, não sei o que é mais sedutor, a barata no prato ou a tinta do choco!!!!
Quanto ao Gin Tónico, podes sempre acompanhar com uns contos do Gin :
RIFÃO QUOTIDIANO
Uma nêspera
estava na cama
deitada
muito calada
a ver
o que acontecia
chegou a Velha
e disse
olha uma nêspera
e zás comeu-a
é o que acontece
às nêsperas
que ficam deitadas
caladas
a esperar
o que acontece
MHL
Chocos com tinta e Baratas com camarões?!! Não obrigado... Blachh!
Quanto ao Gin Tónico parece-me muito bem!!! Tchin-Tchin... à nossa! ;)
Eu nem o gin tónico meus queridos!!! Odeio gin!
quando vieres em setembro mostro-te um gin tónico revolucionário. Quando levares para aí a receita vais ser coroado imperador.
Enviar um comentário