23 de agosto de 2007

Igrejas!

África está sempre a surpreender!! Surpreende pelos contrastes. Surpreende pelo bom e pelo mau. E eu também, às vezes, me surpreendo a mim próprio, contemplando e fotografando igrejas...mas neste caso seria dificil não o fazer!! Em Camabatela (algures na Lat: -8,19º e Lon: 15,37º) , no ponto mais distante da nossa viagem ao Kwanza norte, por estradas que não levam turistas nenhuns, em lugares pouco movimentados, o cenário repete-se...casas ao abandono, pavimento em mau estado, lixo nas ruas e poucos recursos!


Mas eis que "brota", no meio da vila , uma impressionante igreja, que não deixará ninguém indiferente! Em conversa com a senhora da mercearia na mesma rua, eu comentava a igreja e desdobrava-me em elogios...à igreja claro!! Ela superou os meus elogios e garantiu-me que se tratava da igreja mais bonita de.....ÁFRICA inteira! Descontando o orgulho natural de uma pessoa da terra e descontando o facto de nem eu nem ela termos visto TODAS as igrejas de África, tenho que dizer que esta é, sem dúvida, muito bonita!









Não muito distante, numa aldeia de meia dúzia de casas, foi colocada uma cruz à entrada de uma delas. Assim se faz a distinção entre uma habitação de adobe e a casa do Senhor...

6 comentários:

macaca bzana disse...

Agora andas a fotografar Igrejas??? LOL!
Compreendo que fosse difícil ser indiferente a este edifício... Realmente, África continua a surpreender pelos seus contrastes!
Beijos!

Joana disse...

Vê-se perfeitamente no Google Earth esta igreja. Destaca-se de tudo o resto na vila de Camabatela!!!!

Fada da felicidade disse...

Mais do que bonita, é muito original, pelas suas cores. Parece tirada de uns desenhos animados : )

Beijinhos * * * * *

Anónimo disse...

Ouve lá... Tens a certeza que era uma igreja?! Pelo tamanho, localização, asseio, estima parece mais uma... Mesquita! Não estariam lá uns arabes? A bem das recordações de marrocos. Abraço PS-Só lhe falta a teleboutique acoplada.

Anónimo disse...

eu acho que isso é na AfriDisney e tu andas é a enganar-nos a todos.
abraço

maria do carmo Ventura disse...

Sei que já vão alguns anos desdeo Último comentário. Mas quero dizer-vos que é atêntica e tão bela e imponente quanto aqui se apresenta. È católica e foi re´fúgio de melheres e crianças em 1961 quando se decandeou a guerra civil . eu próprio estive ai durante quase um mês, tinha eu nove meses de idade. Ali fiz a minha primeira comunhão e acomunhão solene! Como vêm o orgulho pela nossa terra, vivo-o , neste caso na primeira pessoa. Bem haja pela foto e pelo comentário. Muito obrigada
Maria do carmo Ventura