10 de agosto de 2007

Multas

Ora aqui está um documento oficial: Multas em vigor no território da república de Angola! Publicação do ministério do interior. Recebi este documento por mail e, a principio não queria acreditar que existisse algo deste género por estas bandas...mas que raio de ideia a minha, claro que há!! Se há trânsito, tem que haver multas...tão claro como 2 e 2 serem....serem....quê?

Abri o documento por curiosidade e ao dedicar-lhe uns minutos de consulta deliciei-me com algumas das coimas puníveis com castigo numerário.
(Se abrirem a imagem poderão vocês próprios fazer uma análise às multas)

Para colocar aqui no blog reservei algumas dessas multas que, a meu ver, são umas pérolas do dever cívico:

- "Não fazer uso de lentes correctoras (óculos)" – (coima de 40 euros) Sinceramente acho esta multa muito bem aplicada, a sério. Muito à frente no tempo! É uma preocupação com o próprio condutor e com os demais. Pois se ele tem óculos é porque precisa! Agora, o engraçado é como saber se o condutor tem óculos ou não! Fácil: se na fotografia da carta o condutor tiver óculos...tem que conduzir com eles!! Vá lá não exigirem que usemos a mesma camisola, ou o mesmo penteado!!

- "Falta de travão de serviço" – (coima de 55 euros) Bom, esta é daquelas que tive que ler 5 vezes e fazer uma pesquisa na net para confirmar... Este é o travão de pé ou, se quiserem, o pedal do meio!!! Eu não queria sequer imaginar que havia carros sem este travão, mas que os há....há.....e há multa, pois então!! Eles nem falam em travões em mau estado...falam em FALTA dele. Enquanto não houver inspecções periódicas obrigatórias em Angola vou ter muito mais cuidado a atravessar as ruas.

- "Utilização de buzina como meio de chamamento" – (coima de 31 euros) Começo por vos dizer que em Portugal eu raramente usava buzina...mas aqui uso-a como se fosse mais um pedal...é constantemente! Depende do que eles querem dizer como "chamamento". É difícil qualificar e difícil de provar, mas enfim. A buzina aqui serve para tudo...e acreditem, é muito útil! Evitam-se acidentes, alertam-se os outros condutores, os peões, enfim... Às vezes, quando estou a conduzir, o barulho de buzinas é tanto que me faz lembrar a musica "horn please" da Maria João e Mário Laginha.

- "Por falta de máximos" (coima de 63 euros) e "Carta caducada" (coima de 45 euros) - qualquer uma destas contra-ordenações merece ser punível, disso não há duvida! Mas, andar com a carta caducada não é, para todos os efeitos, não ter carta? E a multa é mais barata do que não ter máximos? Ajudem-me...não estou a perceber...

Está claro que, na prática, estas multas não costumam ser aplicadas! A questão resolve-se "agilizando" in loco...por falar nisso, gostava de ver os registos de multas em Angola! Devem estar ao nível de uma Suécia, Noruega, enfim...países cumpridores das regras de trânsito, como de quaisquer outras!

6 comentários:

Joana disse...

Só por curiosidade, porque recebeste por mail esta informação? O governo angolano dá uma espécie de kit regras e deveres aos mais recentes trabalhadores estrangeiros no país?

André disse...

Não, este mail circulou internamente na empresa, "just in case" de alguém ser multado, mas, que eu saibda, ninguém chegou a sê-lo!!

macaca bzana disse...

Este post está o máximo! :)
Eu também gosto muito do: "Carta em mau estado de conservação ou viciada".
Alguém que anda com uma carta viciada não deveria ser logo preso?! LOl

Anónimo disse...

pelo sim pelo não, o melhor é levar um baralho delas...

Anónimo disse...

o que é um indicador de velocidade? um velocimetro?

gosto tambem da multa por não ter maximos... qual é a lógica? voçê tem que estar apto a encandear alguem se lhe apetecer?!

Isa disse...

:-D pra mim a melhor é haver carros sem travões...