12 de dezembro de 2007

Dubai in Luanda

Já tive oportunidade de vos falar da famosa marginal de Luanda. Uma senhora marginal, envelhecida e desgastada, mas ainda com um porte admirável! Larga, com construções palacianas, é uma referência nesta cidade. Eu confesso que mesmo com as imagens que tinha dela, com as expectativas que criei…fiquei agradavelmente surpreendido quando a vi pela primeira vez!

Pois neste momento estamos a assistir a um novo período deste “monumento” da cidade. Talvez uma “operação plástica” para que possa suportar o cada vez maior fluxo de trânsito e pessoas na cidade.

Sob técnicas “Dubaianas” reinventa-se espaço de terra firme na baía de Luanda. Barcos, bóias, escavadoras e holofotes concentram-se, desde Setembro, a extrair areia do fundo da baía e colocá-la junto à costa, fazendo uma extensão ao calçadão cá do sítio.

Toneladas de areia são injectadas dia e noite para a superfície onde, depois de lapidadas por escavadoras, formam um lindo e brilhante areal que, daqui a uns tempos, preencherá a baía por completo.

Projecto do qual já se fala há algum tempo, planeia a colocação de esplanadas, restaurantes, locais de lazer e espaço para passear em plena marginal. Prevê também o alargamento das estradas de acesso. Aliviam assim a famosa “ilha de Luanda” (a caminho da saturação), exploram mais a parte baixa da cidade, dando-lhe vida e dispersam mais as pessoas. Até aqui tudo bem…não estivéssemos em Luanda!! Acredito seriamente que haverá pelo menos 100 prioridades a esta construção megalómana.

Mesmo assim, caros amigos, vamos combinar uma coisa. Fazem-me o favor de ficar impressionados com esta obra de progresso, espalhar a palavra de que Luanda está ao nível de um Dubai com projectos ousados e socialmente úteis, ok? E não digam a ninguém que a 100 metros desta megalomania se encontra um musseque de dimensões consideráveis, onde as condições de vida são demasiado humildes e difíceis. Não contem a ninguém que as estradas para chegar à marginal (e tantas outras) têm vindo a ser devoradas pelas chuvas, abrindo buracos que engolem carros…

4 comentários:

Anónimo disse...

Andrézito Gordo!
Estás convidado para fazeres uma apresentação live aqui em Lisboa, grande urso!!!!

Anónimo disse...

Depois do Natal, está ok???

macaca grava-por-cima disse...

Eu q etava apensar, na lua-de-mel, passar pelo Dubai, acho q vou antes a Luanda! Até fica em caminho, para quem vem das Maldivas...

Anónimo disse...

Este blogue está muito engraçado.

As histórias são realmente incriveis. Estou farta de me rir.

Belas aventuras! Óptimos Textos. Muito bom Tudo. Parabéns!
Gostei imenso.

Boa Sorte dia 20!
:)