24 de agosto de 2009

Férias em trabalho ou vice-versa

Vim para Moçambique, é sabido, com duas funções: profissional e lazer. No campo profissional tinha, e tenho, o intuito de fugir do pântano português: trabalhos mal pagos e por tempo indeterminado, mas sempre curto. Como se isto não fosse suficiente há, na minha opinião, uma filosofia de desânimo, em que pouca gente acredita no país e se entrega. Para culminar, e não lhe chamo “cereja no topo do bolo” porque não tem nada de positivo, é a capacidade que o Português, em geral, tem em mal dizer e nada fazer…

Pronto, desabafei!!

Assim, e tentando fazer-me à vida, com a paixão por África envolvida, aqui estou, em Moçambique! Tenho tido algumas conversas, que não se podem chamar entrevistas. Trata-se de sementes, de contactos que, espero, dêem frutos em breve. Além das conversas, tenho vestido o papel de “Hélder” e andado a bater nalgumas portas, a deixar o meu CV. Nesta parte não tenho tido muito sucesso. Talvez por falta de jeito para “espalhar a palavra”, mas também porque as empresas aqui não estão a contractar facilmente, também!!!

Mas nem tudo são espinhos…também há as rosas! E neste país, onde se pode ir à praia praticamente todo o ano, também há que tirar partido do sol, do oceano Índico e do que ele nos põe no prato.

No dia a seguir à chegada houve passeio ao Bilene. Praia a cerca de 2 horas de tempo (expressão comum por estas bandas). Não sei de que poderiam ser as horas senão de tempo, mas vou lá eu combater um hábito popular…

Praia com duas vertentes: lagoa interior, para quem não gosta de ondulação e tubarões; mar aberto, para quem gosta da agitação marítima e nada depressa quando avista uma barbatana de tubarão.

Ao longo destes dias tenho estado por Maputo…e redondezas. Existe uma praia muito próxima, que é a Costa do sol, mas de qualidade duvidosa. Boa apenas para passeios à beira mar. A foto de baixo mostra a praia da Costa do Sol, com a cidade de Maputo ao fundo.

Por isso também é frequente a ida a piscinas, de clubes ou hotéis. Objectivo: “lagartar” ao sol…Relembro que esta é a época fria! É a época em que os locais não costumam ir à praia. Análogamente é aquela altura em que os portugueses vêem, horrorizados, os "bifes" a mergulhar no mar gelado, maravilhados apenas por verem sol. É nestes momentos que compreendo os "bifes"...

No segundo fim-de-semana, a praia escolhida dista de 45 minutos de tempo de Maputo. É a praia da Macaneta que só é acessível através de batelão e a bordo de um 4x4. Um batelão que é movido com um belo motor Mercedes e que leva...até 6 jipes...com muita ginástica e muita fé!

No caminho da praia fomos presenteados com vários símios, em ambiente natural. Uma amostra espontânea de um mini safari…

Quanto ao estômago, que também há que cuidar dele, tem sido bem tratado. Fruta, Laurentinas, chamussas, peixe e camarão. Tudo a preço acessível, fazem os ingredientes para uma alimentação saudável, pelo menos ao paladar. A alimentação de peixinho tem sido tão intensa que, outro dia, tive necessidade de comer carne, nada normal em mim!!

A próxima semana, a contar a partir de amanhã, será preenchida com uma bela viagem, estrada fora. Prevêem-se mil e muitos quilómetros, praia e mato. O destino é Chimoio, no centro de Moçambique….

6 comentários:

Casola disse...

xiiiii... n tens vergonha de andar a fazer inveja aos pobres... ;) bj

Joana disse...

Tantas delicias...

Boa viagem.

bjs

macaca grava-por-cima disse...

essa comidinha tem um aspecto!!! nham nham

Bichocao disse...

O que é fazer figura de helder, pá?

macaca bzana disse...

Isto é só fazer inveja à malta! Tá mali!!! ;)

Isa disse...

pá não fazia ideia que as praias de moçambique eram tão lindas... obrigada André :-) bjos