15 de abril de 2010

Paisagens da Suazi

A Suazilândia é um pequeno reinado com cerca de 17300 Km2 e uma população pouco maior que um milhão! Faz fronteira com África do Sul e Moçambique e está muito ligado ao primeiro, seja na língua, cultura ou moeda. Aceitam, sem nenhum atrito, notas da África do Sul e da Suazilândia. Apesar de serem visualmente diferentes, têm o mesmo valor…

A estrada nacional que nos traz ao interior da Suazilândia oferece-nos uma breve passagem, por alguns quilómetros, no interior duma reserva natural. O que significa que, em viagem pelo país, temos a probabilidade de ver “bicharada” sem nos desviarmos da estrada principal!! Conseguimos ver girafa, impala, gnus e zebras…


Antes de deixar Moçambique, já se começa a ver uma mudança na paisagem ao fundo, no horizonte, com o surgimento de montanhas. Ao entrar na Suazilândia, as montanhas impõem-se em tamanho e aproximam-se. Entramos em cenário alpino, com o frio a afirmar-se também. Chegámos a sentir 15ºC…e temi o pior! Temi que se aproximasse nova Era glaciar… Mas sobrevivi.
Um dos troços da estrada, a mais de mil metros de altitude, fizemos com visibilidade reduzida a alguns metros. A paisagem estava afundada numa cortina de nevoeiro. Nada vimos!
Vimos no dia seguinte, no regresso, o cenário bonito de montanhas…




O lodge onde ficámos era de muito bom gosto, muito simpático, confortável e bem localizado. É próximo de uma albufeira onde, ao que me deu a parecer, se fazem grandes campeonatos de pesca. Onde, numa primeira observação, até imaginei a prática de desportos náuticos. Até ver a placa: “Be aware of crocodiles”. Aí as ideias mudaram um pouco!








11 comentários:

Isa disse...

Lindo, lindo ;) bjo

Bichocao disse...

A boa vida!!!!!
As belas paisagens!
Os belos crocodilos!!

Joana disse...

É engraçado ver as montanhas verdejantes a contrastar com a savana africana.

Belo lodge!!

Unknown disse...

Que lodge tão nice, com uma vista linda.
Experimentaste Liguchua?
Um prato tradicional dos Swazy que tem um aspecto ranhoso, mas é muito saboroso e energético :)

macaca bzana disse...

Estás a viver experiências maravilhosas! Aproveita bem and...“Be aware of crocodiles” LOL

macaca grava-por-cima disse...

Belas paisagens... quase que o cheiro da terra nos chega através das fotos!

Anónimo disse...

Ora bem... Tou a ver que as "estórias" apenas são contadas pela metade.. O real motic«vo pela simpatia do lodge não se prendeu com a beleza do sitio, bom gosto estético, ou enquadramento paisagistico... Vê lá se partilhas com todos o motivo deste encanto!
XXX e YYY (nem consegues adivinhar quem escreveu isto)

Unknown disse...

'E isso ai, vejo q xtas a desfrutar dos cantos e encantos da minha bela Africa!
Enjoy!!!!!!!!!!!!

Sara disse...

inveja...inveja...inveja....:((((( lamentavelmente morro de inveja!! como te disse as fotos valem mil palavras.....

Sara disse...

vou responder ao comentario do teu anonimo.....espero bem que o meu priminho disfrute...mas DISFRUTE na totalidade as alegrias e maravilhas de africa...incluam elas o que quer que seja!!!
Quem sai aos seus.....:):):)

"Ningúem" ou "metade de dois ninguéns" ou... disse...

Por aquilo que sei da Suazilândia, trata-se, de facto, de um REINO, com monarquia absolutista (o rei ainda será Mswati III?), a capital é Mbabane (um pouco longe da fronteira com Moçambique), o produto nacional bruto por habitante é cerca de 1240 dólares, a língua é o siswati.
Penso que as montanhas a que te referes sejam os Montes Lebombo, que separam a Suazilândia da planície costeira de Moçambique.
Quanto à situação do lodge, junto a uma bela albufeira (só é pena os crocodilos terem lá chegado primeiro!)não é relativamente perto de uma cidade - Tjaneni, mais ou menos a norte do país?
E aquela esplanada virada para a albufeira? Espectacular! Só tenho uma dúvida: não aparece com frequência daqueles insectos (rastejantes ou não)tipo "baratas"? Até me arrepio só de pensar!
Bj.
A.M.