Magicando com os meus botões, decidi construir uma caixa de composto, com a preciosa ajuda da Yumi. É fácil, é barato e vale milhões…fazer uma caixa de composto pelas nossas próprias mãos é um espectáculo. A receita é simples:
Comprar madeira, o esqueleto da ideia. Em Pemba não é bem a madeira que se quer, mas sim a que há. Torta, com alguns bocados mal tratados pela humidade e de dimensões variáveis.
2º PASSO
Planificar o desenho da caixa, optimizando o tamanho das madeiras e as dimensões (médias) das tábuas.
3º PASSO
Medir
4º PASSO
Ficar radiante quando se corta o primeiro bocado de madeira que está mais ou menos direito e que fará parte de um dos membros da obra.
5º PASSO
Continuar a serrar…serrar…serrar…
6º PASSO
Fazer uma pausa para beber uma 2M fresca (na minha opinião a melhor cerveja de Moçambique). Embora o sol já se esteja a pôr, o calor não parece ir com ele.
7º PASSO
Depois de todos os bocados cortados, há que fazer um puzzle para minimizar as frestas entre madeiras, pois nenhum bocado é direito…
8º PASSO
9ºPASSO
Depois dos quatro lados feitos, reservar algum tempo para as despedidas de uma fase da caixa…prestes a ser fechada e receber o nutritivo lixo.
Sentir dor na alma quando se prega o primeiro prego e se fecha a caixa.
11ºPASSO
Alimentar a caixa com folhas, relva seca, terra, restos de cascas. A caixa parece abanar um pouco, mas deve ser de contente, pois já tinha o estômago vazio desde o primeiro prego.
12ºPASSO
Colocar uma porta superior, com dobradiças, para a digestão ser feita em privacidade.
13ºPASSO
Contemplar o que hoje é lixo e amanhã será adubo. O que hoje acabou e amanhã recomeçará.