22 de abril de 2008

Fotos e pegadas

Num local turístico, não sei bem onde, nem quando, vi uma frase que não esqueci:

"Não leve senão fotos, não deixe senão pegadas"

Vá lá...ainda me lembro da frase...

Achei muito boa a frase, para que nos sintamos responsabilizados nas visitas turísticas! E, como é isso que (também) tenho feito em Angola, decidi partilhar a frase, reflectindo o seu conteúdo.

Quanto às fotos, já fui deixando uma boa percentagem aqui no blog, reportando locais, histórias, aventuras e até alguns pensamentos (imagine-se!).

As pegadas fui deixando numa boa parte do território Angolano. Tanto em trabalho como em passeio tive o prazer de viajar por uma grande parte do território, um país bem bonito, mas demasiado massacrado!

Estive em 11 das 18 províncias e percorri mais de 5000Km por estrada, por estas estradas!

Ficam algumas más recordações: algum racismo e algumas situações de maior vulnerabilidade. Mas a maior parte das recordações são muito positivas, numa terra que nos surpreende quase diariamente…para o bem ou para o mal. O contacto com pessoas em locais bem remotos, a convivência com vidas muito diferentes, o desenrasca de muitas situações e, a acompanhar isto tudo, o sorriso e a paciência que são necessários para “encaixar” alguns cenários.

Ficou uma experiência da qual nada me arrependo…

As bolinhas indicam os locais onde deixei a pegada...e em quase todos deixei também, pelo menos, uma noite de sono! As linhas a vermelho indicam os percursos terrestres, feitos de carro, de jipe, ou mesmo de candongueiro...

6 comentários:

Isa disse...

é preciso ser-se muito especial para dizer que o balanço de uma estadia num país como Angola, e depois dos relatos lidos, é positivo. Foi um prazer, caro con-cunhado ;-) e hasta la vista, aqui na terra, com sobrinho novo pra curtir!
Bjs

macaca bzana disse...

Não tenho dúvidas que esta é uma experiência que te vai marcar para sempre... Do nosso lado, este blog foi um canal para termos uma ideia da tua vivência em Angola... e há que dizê-lo com frontalidade: que belo blog! :)
Beijossssss... cá te esperamos! ;)

Anónimo disse...

Ah e tal e coiso e foi muita bom, e memorias para aqui e para ali.
6ª feira Angola é passado.... é caso para perguntar, Demoras muito a chegar?? abraço bravo menino e até jááááááá!!!!! :-)

Unknown disse...

Meu caro amigo, ando há demasiado tempo para te deixar aqui umas palavrinhas...
Tenho de te confessar que me surpreendeste com este blog! "Marquei falta" às piadas "Apinheiradas", mas ADOREI as fotos, as descrições e os roteiros. Grande nível!
Valeu...
Grande abraço e, acabei de saber, até breve!

TiagoVT

Joana disse...

Grande pinta de ano por Angola.

E a tertúlia foi uma grande companhia. Deu para acompanhar de perto as aventuras angolanas.

Até amanhã

Bjs
Jo's

macaca grava-por-cima disse...

Cá te esperamos em PT André, com tudo o que de positivo trazes na bagagem...