Um dia nos escritórios em Maputo e, de seguida, viagem ao norte do país. A base técnica do projecto encontra-se em Maputo, mas o “material” alvo encontra-se em 4 províncias do norte: Niassa, Zambézia, Cabo Delgado e Nampula. É um projecto que se debruça sobre o cadastro de propriedade, para os leigos: registo legal de terras (dono, uso, limites, taxas, etc…). Todo o projecto canaliza-se então nas câmaras municipais e nos serviços de Geografia e Cadastro de cada província. Está numa fase de arranque…mas, até agora, “cheira-me” bem e estou motivado. Importante!
Foi este o contexto da primeira viagem: Nampula e Pemba, que durou duas semanas. Termos novos, colegas novos, horizontes novos. Parecia, imagino eu, um marinheiro acabado de chegar ao barco, a observar a sua família marítima, freneticamente ocupada com as já conhecidas rotinas, para entregar a embarcação à sua viagem. Mas um marinheiro que observa atentamente todas as manobras e que, sem as saber ainda na sua totalidade, vai tentando executar as mais simples…
Tive poucas oportunidades para fazer o que gosto, até na minha própria cidade: passear turisticamente e tirar fotos! Mas publico alguns registos…
As montanhas, neste caso, oferecem-nos um espectáculo (diário enquanto lá estive) de trovoada ao final do dia, como se este se ginasticasse em espasmos de claridade e não quisesse dar lugar, de mão beijada, à noite. Esta guerra era acompanhada por roucos (mas robustos) trovões e terminava, lavando o campo de batalha com abundante chuva, quando se estabelecia a noite.
Mesmo durante a semana, no contexto do trabalho, tinha a sensação de estar de férias. Chegava, punha o fato de banho, corria pela praia, dava um mergulho e, ainda com os calções húmidos, punha-me no bungalow a escrever o relatório, inspirado a olhar o mar!
17 comentários:
Maravilhosos relatos, André, e que linda a praia e que espectáculo escrever a olhar para o mar, mm que sejam só relatórios. Tou a adorar. Força e continua ;)))
Bjs
Que pinta!!
Nao tens fotos da cidade? Como assim pa'?
Esse fim de semana de duro trabalho e mais o teu bronze deixam-me cheio de pena do Andrezito!!!!
E atencao...uma barriguita!!!!
Caro...isso é de meter inveja!!! Mas espero que estejas a gostar do trabalho...enfim...ja percebi que trabalhas nos tempos livres :)!!!
Aninhas
Olá André!
Que paisagens bonitas aí em Moçambique!
Ainda no ano passado estive a trabalhar num projecto de plantação de floresta em Nampula. :)
Felicidades
Cecilia
Por acaso também reparei na barriguita...já é das Laurentinas? (é só inveja!!!)
parece-me muito bem este trabalho....e essa farda de fato de banho ainda melhor!!!! mas voltemos ao que interessa....alem de estares a gostar....os colegas valeram??? a empresa e onde?
Têm inveja de quê??...da minha barriguita! eh eh
Dá trabalho a mantê-la (curva), ou o que é que pensam? ;)
Amigalhaço, sabes que se continuares a publicar fotografias de sítios destes, com descrições assim, isto não vai ser fácil, não sabes? Podes inclusivamente começar ameaças anónimas de invejosos furiosos! Ou então vistas, muitas visitas!!! :)
Caro amigo, eu não sei se tens a noção da rima deliciosa que pra aí escreveste
"Comi um peixe com mau sabor e uma cerveja fresca, mas tanto fazia. Podia ter comido um bom peixe com cerveja morna, que não mudava a simpatia!"
Tenho inveja de quase tudo que por aqui se vê no blog,excepto daquela coisa verde e branca que por aí encontraste e dessa barriga que me faz sentir o gajo mais elegante do mundo (eh eh, ainda falavas da minha).
Abraço
Andrezito!!!
Goordinho fofo!!
Quando há mais posts??
As visitas serão bem vindas...
Então Andrezito, nao há posts??? A Africa não avança? O Andrezito anda no chonanço?
onde nos inscrevemos para ter direito a um "escritório" destes???
Estes posts é só para criar inveja à malta... "tá mali"! beijinhos e aproveita!
Enviar um comentário