25 de março de 2008

Luanda by night

Gosto de fotografia, gosto da agitação citadina, gosto das cidades vestidas de noite. E aqui está um conjunto de requisitos que me deram a ideia de um raide fotográfico nocturno por Luanda. Como qualquer ideia que se queira pôr em prática, também esta viu os seus contornos serem planeados:

- Andar a pé na rua seria impensável. O melhor que me poderia acontecer era roubarem a máquina fotográfica;

- O uso de um tripé daria muito nas vistas e seria, no contexto, logisticamente complexo;

- A mobilidade fotográfica na cidade não é a mais livre que já experimentei;

- Usar flash dá muito nas vistas…quereria dizer: “FLASH…estou aqui!”

OK, complicado, mas não impossível. Contornei todos estes problemas de forma a fazer o raide fotográfico e enriquecer a Tertúlia com mais uns registos…agora nocturnos!

Deslocação automóvel, roupa discreta, movimentos estudados, percurso 70% pensado e todos os sentidos alerta! O registo fotográfico que vos apresento não é de qualidade superior. Digamos que tecnicamente fica mesmo muito a desejar. No terreno deparei-me com alguns problemas:

- Fiquei sujeito a engates furtivos, quando uma transeunte me sugeriu que a fotografasse;

- Cercado de gente suspeita ouvi, a dada altura: “Eh…a tirar fotos aqui? Olha que aqui tem bandido”. Fiquei sem saber se era ele próprio a apresentar-se, se ele iria avisar algum profissional, ou se não tinha mesmo mais nada que fazer senão chatear-me;

- Uma inconveniente operação STOP que, em nada relacionada com o raide, ainda deu trabalho! No meio da conversa, da procura e mostra de documentos, tive que esconder a máquina para não dar azo a curiosidades! E ainda fui “multado” por uma manobra legal…

- Os seguranças dos prédios estranhavam a passagem lenta de um carro…com um branco lá dentro. Houve mesmo um que se expressou: “Tas a andar muito devagar…”

É assim a vida da Tertulia! O catálogo que apresento, como já disse, longe dos mínimos técnicos, vale pelo registo. Vale pela intenção, pela ideia e por mais uma aventura tertuliante. Comecemos pelo fim da tarde...e entremos pela noite...


3 Cenários numa só foto: edificio antigo, ilha sufocada e cargueiro ao largo.

Uma perspectiva menos usual da cidade de Luanda. Ao fundo, do lado direito, fica o forte, que é o ponto de fotos mais comercial.

O porto de Luanda, que vive em constante turbilhão. Guindastes, contentores, camiões acompanham o BOOM de Importações/Exportações.

Boom de trânsito também, que o porto tem mostrado não aguentar. Ao sobrevoar Luanda temos a visão de centenas de "ilhas" luminosas à espera da sua vez de descarregar...


Retiro religioso de fim de tarde. Um grande número de igrejas representam uma lufada de ar fresco nesta imensa floresta de betão degradado. No meio de quarteirões escuros surgem-nos, imaculados, estes locais de reflexão.

O musseque nas traseiras da fortaleza.


Este é um edifício que reúne um grande número de coincidências. Com este belo nome, foi o primeiro edifício que me chamou à atenção na minha primeira chegada a Luanda. O Hotel Alvalade, localizado no bairro com o mesmo nome, é agora o meu vizinho do lado... Vivo então no bairro onde muito procurei casa (Alvalade - LX) mas 7000Km abaixo...


A excentricidade deste ecrã de rua perturba-me! Numa cidade onde o abastecimento eléctrico é um problema...eis que surge um monstro destes a debitar luz para toda a praça, com anúncios e algumas notícias.

O palácio do ministério das relações exteriores, com o BPC por trás.


O novo vistoso edifício da Sonangol. Vai ser inaugurado dia 4 de Abril (dia da paz) e, diz quem viu, que o interior é algo de assombroso. Tecnologia, espaço, elevadores, parques de estacionamento, etc...Mas, deixem-me que faça o reparo: outra vez a insistir nos vidros neste país de calor?

Uma rua, dois lados, duas eras...um "tal" boom de crescimento é visivel, certo?



















Marginal...dia e noite.




Também durante o dia e a noite se continua a trabalhar areia na zona da marginal.














Banco Nacional de Angola...dia e noite.

8 comentários:

Anónimo disse...

Tá o máximo, pá!!!!! O máximo!!!

Anónimo disse...

Mas ias tu a guiar???

André disse...

Um homem....uma logistica...uma tertulia...

Joana disse...

Belo raide.

À noite a cidade é completamente diferente, fica muita coisa camuflada!

macaca grava-por-cima disse...

Este post teve o dom (inesperado) de me comover... Nem sei bem porquê... Está bem bonito pah, bem escrito e bem fotografado, pese embora a fórmula "um homem, toda uma logística".
Estás mais uma vez de parabéns e se não fosse por uma boa razão, dá pena ver este blog a chegar ao fim!

Bjs

PS - O macacãzão é que sabe... Alvalade é mesmo o centro do mundo

macaca bzana disse...

LIndo! Lindo! Lindo! És o nosso orgulho!
Beijosss

Anónimo disse...

Ohhh pá, era dispensável a multa...São demais!
Adorei o rail fotografico noturno.

Anónimo disse...

Caso você não saiba, mais do que um país de calor, Angola e Luanda são locais de muita poeira!! Então: calor e poeira não se dão com computadores, papéis e etc. Percebeu porque os novos prédios são todos envidraçados?? Quer um conselho? Vá comer na Portugália da Chicala e vai ficar a saber pra que servem os vidros... Vai um bifinho com areia??