18 de março de 2008

POST100

Pois é, a Tertúlia chegou ao centésimo registo! Como é comum nestes marcos históricos, faz-se uma festa e a que faço é para os leitores que têm acompanhado esta aventura.


Este blog começou na minha vinda para Angola, por um ano de experiências. Tinha como objectivo reportar histórias do lado de cá, que eu sabia, à partida, que tanto haveria para contar…e continua a haver! Quebrada a minha inércia “web-tecnológica”, quebrada a ignorância “bloguista”, eis que se formou a Tertúlia…e não mais parou!
Tem-me dado imenso gozo escrever as experiências, arranjar fotografias e ter o desafio de escrever alguns assuntos interessantes…o que por vezes até acontece! Tento fugir do “Angola no seu melhor” porque neste turbilhão de cenários há muitas situações caricatas…algumas surgindo por algum choque cultural e outras porque o Angolano é único no mundo! Tenho evitado pisar numa realidade que muito tem que caminhar para chegar a níveis sociais aceitáveis. Na minha opinião, Angola precisa que a empurrem, que a puxem, que a amparem, mas não que a pisem!

Optei por fazer notas pessoais e notas gerais, de um país especial que é Angola, algumas positivas, outras negativas…é assim a roleta real!

Agora que a Tertúlia Africana caminha para o fim, relato-vos algumas surpresas que fui tendo ao longo da existência do blog. Um fim que prefiro referir como relativo, digamos fim da 1ª edição. Eu e África damo-nos muito bem e, provavelmente, voltarei a estas paragens. Fiquei surpreendido com os comentários frequentes, com o número de visitas, com as pessoas anónimas, com o interesse de um grande número de pessoas. A Tertúlia tem muitos e diversos leitores. Há leitores muito participativos, deixando sempre um comentário, por mais pequeno que seja, mas reforçando uma participação intensa. Há leitores que lêem os post’s e preferem comentar-me pessoalmente, por mail. Há leitores que apenas fazem comentários gerais. Há leitores muito atentos, estando muito actualizados sobre o último post’s. Há leitores menos frequentes, mas mesmo assim, pontualmente interessados. Fiquei radiante quando, por mais que uma vez, alguns colegas que vivem cá, me elogiaram alguns post’s: “Boa André, acho que conseguiste mesmo relatar a situação!”

A comprovar o meu espanto estão os números do Google Analytics que controla o tráfego de determinado endereço de Internet. Registei a Tertúlia no final de Junho e, a partir daí os números têm vindo a aumentar, assim como a minha (agradável) surpresa.

A Tertúlia Africana já foi visitada por 6936 IP’s diferentes, e conta, até hoje, com 10950 exibições de página, ou seja, vezes em que o blog foi aberto, independentemente do IP.
Em média, na Tertúlia, são consultadas 1,58 páginas por visita, o que quer dizer que metade das pessoas explora mais do que apenas a página inicial. O tempo dispendido pelos interessados leitores é, em média, de 1m 57 seg (bem podiam ler com mais atenção pá!). E neste mundo dos blogs, que passei a conhecer um pouco mais, descobrem-se coisas muito engraçadas…imaginem só a Tertúlia, página criada fisicamente no Bairro Alto, em Lisboa, a ser aberta em mais de 60 países mundiais!!


O ranking é: Portugal (5207), Brasil (547), Angola (529), Bélgica (133), Espanha (124), EUA (71). É óbvio que a Tertúlia está, por vezes, a ser aberta por engano nalguns países. Fruto de procuras nalgum motor de busca e que influenciam o desvio a este cantinho de histórias, mas não deixa de ser engraçado pensar que a Tertúlia já foi aberta, pelo menos uma vez, em países como a Costa do Marfim, Filipinas, Indonésia, Uruguai, Emirados Árabes unidos, Macao e Rússia, por exemplo.

Resultante destas “pesquisas colaterais” está o encontro da Tertúlia através de palavras-chave. Algumas hilariantes como por exemplo:
- Lobito casas para venda;
- Instrumentos de musica;
- Imagem de Tapete Africano;
- Semaninha ponto cruz!!! (esta é linda!).

No ranking das cinco palavras mais frequentes, além das palavras óbvias, que identificam o blog, encontram-se dois termos “caídos do céu! Uma delas, a Juthylde, é o nome duma tia minha!!!, que ainda nem referi no blog…e esta palavra é usada, imaginem, 372 vezes!! Depois temos o Bichocao, pseudónimo de um dos mais atentos leitores do blog!!! Ao todo, foram usadas 107 palavras chaves diferentes…

Para finalizar este post, refiro a origem da afluência dos leitores, com 31,82% a chegarem à Tertulia pelo seu "próprio pé". Vindo de sites de referência, existem 31,74% visitantes. Números para os quais contribuem muito os blogs da amigas Macacas (17%) e o cantinho da Fada (3%).

Obrigado a todos.
Futuros post’s surgirão, até ao final da 1ª edição e depois, quem sabe noutros países, noutras viagens…

11 comentários:

macaca grava-por-cima disse...

Neste momento tenho a redacção toda a olhar para mim porque larguei uma sonora gargalhada com o "semaninha ponto cruz". Demais!!!!

Mais uma vez, belo post, andré!

Mas não deixa de ter uma certa carga nostálgica, ainda por cima porque estoava a lê-lo ao som da nova música do Bryan Adams (é a primeira vez que estou a ouvi-la) e o Bryan é um artista dos "eitis" e como tal, por si só, deixa-me nostálgica!!!

:-) E pronto(s), tenho dito!

Beijocas

macaca bzana disse...

Mais um belo post, mas sinto uma certa nostalgia... Mas atenção, é só "uma certa"; porque o que mais quero é que venhas para ao pé de nós! ;) E espero que a Tertúlia continue, pelo menos durante algum tempo, em Portugal... depois quem sabe, outras aventuras! Mas por agora, fica por cá um "bocadinho", ficas?! LOL

Beijossss

PS: "Semaninha Ponto Cruz" - LINDO!!!

macaca grava-por-cima disse...

Ficas pois ficas???

Vá lá, a macaca bzana tá com sôdade do seu macaquito!!!

Bom, mas já chega de comments pq senão as macacas monopolizam a tertúlia como já é costume LOL

Bjs

André disse...

As macaquinhas podem monopolizar os comentários à vontade...lol, não se sintam acanhadas!

A nostálgia é normal, também a sinto, porque a 1a edição caminha lentamente para o fim!

Por outro lado regressarei "ao conforto do lar", por algum tempo, sim, Bzana, que também me vai saber bem! :))

A Tertulia continuará, espero...

macaca bzana disse...

Sôdade, Muita Sôdade!

E macaca... temos direito a monopolizar visto que muitos leitores da tertulia passam pelo nosso Blog! LOL
Brincadêra!

BJ

macaca grava-por-cima disse...

eheheheheheheheheh

Ó pra mim a monopolizar...

:-)

Joana disse...

100 histórias já?

Passaram a correr, e fica um super arquivo histórico fotográfico!!

Se quiseres uma edição em livro, podemos começar a pensar num grafismo comemorativo!!!

Até breve

Jo

Anónimo disse...

TCH!!!!!!!!!
Eu tb sinto a nostalgia de uma era que passa.
Andrézito, a semaninha de ponto de cruz vai-te fazer MUITA falta!!!
WEHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!

macaca grava-por-cima disse...

Olha, uma edição em livro é que era!!!!

Luis Cirne disse...

Este blog é um incentivo a quem estiver também "fora" e que keira mostrar o dia a dia no seu país. Espero que haja uma versão em PT deste nosso blog... Senão o q é q eu faço antes de ir dormir pah???

Fada da felicidade disse...

:D wiindo!

Quando voltas, já??
Passou a correr, mesmo!

Mas ainda bem, agora já nos vamos poder ver 3, em vez de 2 vezes por ano hihihihihi

Espero que continues, porque realmente ficamos muito mais próximos através da blogosfera!



Beijinhos,
fada prima