17 de junho de 2007

Conduzir em Luanda!!!



Qualquer descrição feita neste post ficará muito aquém da realidade que é o trânsito em Luanda, mas é a melhor maneira que eu tenho de vos fazer chegar tal cenário!

Decorridos apenas três dias de estar em Luanda a minha chefe teve uma ideia: "olha André, leva agora o carro para te começares a habituar a conduzir cá. Eu e o Pedro vamos contigo e indicamos-te o caminho!". Óptima ideia, mas conhecendo o trânsito, de forma geral, em África e observando as estradas de Luanda, não se previa ser fácil! Mas aceitei o desafio...aí fui eu.
A concentração era máxima, porque os obstáculos à minha normal progressão eram muitos: buracos que engolem uma roda e só se topam mesmo em cima; buracos que engolem um carro e estão cobertos de água (exigindo velocidades inferiores a 3 km/h); pessoas que serpenteiam os carros, na esperança de atravessar o rio turbulento que são estas estradas; sinais de trânsito que não lembram a ninguém; sinais de trânsito de que não se lembram os policias, tendo nós que prever se a rua é de sentido único ou não, por exemplo; os selvagens que os condutores são; a imprevisibilidade dos carros nossos vizinhos a cada momento; o não conhecimento, por parte de alguns condutores, de alguns sinais de trânsito!!

Volta e meia vinha um berro do meu colega sentado ao lado.
- Bolas, o que foi pá? - perguntava eu espantado pelo berro
- André, era para virares à direita!! – diz ele com ar de que eu seria obrigado a saber
- Epa, eu não sabia, calma!
- Oh André, eu disse 3 vezes que era à direita!!

HHmmm…e talvez ele tivesse razão! Apercebi-me então que o meu coração bombeava litros de sangue a mil à hora, mas apenas para algumas funções: visão, tacto e algum raciocino! Era como que um canalizar de concentração para um número restrito de capacidades! Está cientificamente provado que o homem não consegue executar muitas tarefas ao mesmo tempo, não é? Pois eu senti isso na pele!....comprovo!!

Obviamente que a audição foi prejudicada por este fluxo desproporcional de sangue, assim como a linguagem, os movimentos não necessários, ou a memória a médio prazo…não me lembro sequer se na altura conseguia respirar!!

Deixo-vos então com algumas imagens, além da primeira, que fala por si!

Qualquer espaço onde seja possível enfiar um carro é tranformado numa nova faixa! Nem que para isso tenha que se roubar um bocadinho de faixa contrária...há gente aqui com muita pressa! Chega-se a inventar 3 faixas no espaço de duas para depois afunilar tudo mais à frente apenas numa!! Resultado: fica tudo entupido, ninguém anda para lado nenhum!

Discussões no trânsito são normais, mas geralmente não passa duns insultos e os insultos não costumam passar da janela. Aqui, havendo discórdia, há malta que sai do carro, berra-se, discute-se e às vezes trocam-se uns murros! Mesmo que isso seja a feito em pleno cruzamento, como é o caso da foto, atrapalhando todo o restante trânsito!!

O policia sinaleiro (espécie em vias de extinção!) vem dar alguma ordem aos cruzamentos! Há um fenómeno que ainda não percebi porque continua, mas que se fosse resolvido, ajudava TANTO!!...À chegada dum cruzamento, mesmo que o automobilista tenha prioridade, ele pára, porque não sabe se o outro vai parar ou não! Resultado, todos os carros, à chegada de um cruzamento PARAM...e depois, quem for mais perstistente passa...O policia sinaleiro ajuda bastante neste facto, mas...às 18h vai-se embora! Todos sabemos que começa aí a hora de ponta e complica-se mais o trânsito, mas se não lhe pagam para isso...vai embora, pois então!!

Posso garantir-vos que neste momento estou uma perfeita besta a conduzir...tive que me adaptar, compreendem? Poucas prioridades dou, refilo, insulto, buzino (coisa que raramente fazia em Portugal), não respeito muito os peões (o que me surpreende a mim próprio!!). Não são coisas de que me orgulho, mas tenho a imperssão de que se um europeu vem para cá conduzir como faz na Europa....não sai do mesmo lugar!!

4 comentários:

Joana disse...

hmmmmmm...como vai ser quando pegares num carro aqui na pacata cidade de Lisboa?

Um tédio?

macaca bzana disse...

Não sei se entrarei num carro contigo a conduzir aqui em Lisboa!!! Tu deves estar um perigo!!! :))

Beijosss

macaca grava-por-cima disse...

Em Lisboa, vais andar por aí aos berros e buzinadelas com toda a gente, vai ser bonito vai... LOL

Anónimo disse...

Bem... para primeiro comment só pederia comentar o post da condução... tou a ver que isso deve ser 10 rotundas do marques em hora de ponta, mas sem a parte da rotunda...
Sim sr., o blogue ta mta giro e ainda bem que tas a curtir! (pelo menos têm kit's muito a frente!)
Qualquer coisa ja sabes... APITA!!!
Bjinhos e sexta às 00h no Esteves