15 de junho de 2007

Kit do brigadista

Uma das parecerias que a minha empresa cá tem é com o Consórcio Técnico Eleitoral (CTE). Da maneira como isso é feito não me ocupa as minhas preocupações, nem é disso que quero falar!


O CTE tem em mãos um projecto tão ambicioso como o recenseamento eleitoral para que os Angolanos possam ir votar nas eleições (ditas livres) que se aguardam! Estão previstas eleições presidenciais no próximo ano (2008) e legislativas no ano seguinte (2009). Mas não é por aqui que me vou alongar.
O CTE tem, ao longo deste país e em locais bem remotos e isolados, as chamadas brigadas! São equipas que estão no terreno, o mais próximo das populações possivel, para que todos tenham hipótese de se recensear! Chega a haver pessoas que caminham 40 ou 50 Km para alcançar a brigada mais próxima! E isto não é nada mau, para a extensão do território Angolano! Mas também não é este o tema que trago hoje!!
Foi através do CTE, que é uma organização do estado, que eu apanhei boleia (sempre que possível) para as tais provincias das Lundas, onde estive a trabalhar a semana passada! Mas isto é apenas um aparte...
Para aquilo que eu quero de facto chamar a vossa atenção é para esta magnifica "caixa de Pandora".....silêncio.....e observem!
Respeitaram o silêncio? Então passo a explicar:
Fiquem a saber que uma das tarefas do helicoptero era espalhar estas caixinhas por esses locais remotos! Só mesmo um helicoptero aterrava naquels locais! As hipóteses seriam o camião (3 meses de viagem), ou o avião (mandando todas estas caixas pelo ar e estragando o seu precioso conteúdo!).
Vulgarmente chamada "ração", esta caixa é muito mais do que isso! Se querem saber a minha opinião, ração é um nome tão limitador que me dá pena! Mas ok...até cedo, num contexto de tornar o nome mais fácil de dizer entre os brigadistas!
Esta caixa contém no seu interior uma panóplia de elementos, comidas e acessórios que garantem a alimentação diária de cada brigadista. Alimentação com 3 refeições incluídas (pequeno-almoço, almoço e jantar), fantástico! Dentro da caixa está uma lista que descreve tudo o que ela contém: ementas das refeições e elementos auxiliares!

Quem conhece o meu gosto pelo campismo deve compreender o meu fascínio ao ir descobrindo esta caixa! É que com esta caixa e uma garrafa de água (qualquer tipo de água) podemos sobreviver em qualquer local!

De realçar alguns elementos:

- Pastilhas purificadoras de água. Lindo, vamos buscar água ao rio, misturamos uma pastilha destas, agitamos e já está...bebível!!


- Bolacha Maria (o que confere a esta bolacha um estatuto impressionantemente internacional)


- Doce de maçã (sempre um requinte neste tipo de coisas)

- Um abre latas que é um achado do desing de equipamento. Mais pequeno que um isqueiro, faz a sua função de forma irrepreensível.

- E talvez o mais fascinante de todos: um fogão portátil. Aquilo que na foto da caixa aberta parecem preservativos, são afinal pastilhas de combustão! Algo digno de uma missão galático-planetária! O complemento destas pastilhas é um suporte metálico sobre o qual se colocam as latas para aquecer! ..........não há palavras!!!!

Quando chegámos a Luanda, um dos senhores do CTE deu-me um destes Kit's por piada...quer acreditem ou não, quando cheguei a casa não havia gás! Solução? KIT DO BRIGADISTA......fiquei fã!!

9 comentários:

macaca grava-por-cima disse...

E porque não preservativos... O brigadista terá com certeza que saciar outras necessidades!!! LOL

macaca bzana disse...

Adorei o kit do Brigadista! Confesso que quando vi a foto da caixa pensei que se tratassem de preservativos... o que tinha a sua piada! Ok podem morrer à fome mas sempre prevenidos! :)
Agora a sério, acho a missão dos Brigadistas muito ambiciosa e de louvar! São, sem dúvida, merecedores deste espectacular KIT!

macaca grava-por-cima disse...

Estou a ler na caixa que o kit é exclusivo para brigadistas. Mostre-me a sua identificação como brigadista, sr. fifo!!

Joana disse...

DESIGN!!! O G escapou do sítio...

Quanto ao kit, é maravilhoso, fiquei sem palavras.

macaca bzana disse...

Fifo, O Brigadista! Não sabias macaca? :))
PS: Bom título de um filme! LOL

André disse...

Concordo com vocês...os preservativos deviam fazer parte deste KIT...pronto, vá lá...um defeitozinho!!

Anónimo disse...

Epá fantástico...Fiquei também fã!

macaca disse...

Estou siderada!!Podes pedir ao helicóptero para fazer uma paragem aqui para os meus lados e atirar uns qts kits?:D

Anónimo disse...

esses são os mesmo kit´s que se usam nas forças armadas ... comam os enlatados durante 3 dias que logo veem o que vos acontece... lol
Mas o doce e as bolachas recomendo.