11 de junho de 2007

Dala...

Dala foi a pequena localidade onde fiquei "esquecido" pelo helicoptero! Era pequenissíma, como podem ver na foto, com o auxilio da respectiva escala!!

As pessoas foram sempre impecáveis, começando pelo comandante Cliofas que já me tinha acompanhado no meu trabalho de GPS.

Nada a dizer das instalações, a não ser do preço! Incompreensivelmente o custo de uma dormida era de 81 euros!!! Caríssimo para o local e para as condições! Não me estou a queixar, até porque eram dignos os meus aposentos na hospedaria T-C-H-I-H-U-M-B-U-É...nome do rio que passava na localidade, mas um pouco exagerado o preço, não??


Naquelas horas em que estive na localidade, devo ter sido, arrisco a dizer, o único branco que por ali andava! Senti que, à noite, as pessoas iam à hospedaria e observavam-me atentamente como se eu fosse uma coisa muito estranha! Pelo que o meu pai me contou há uns tempos, houve reacções parecidas nas aldeias portuguesas quando começaram a aparecer os primeiros pretos!
É estranho sentirmo-nos estranhos...e sem razão aparente para isso!

Mas o facto de ser branco, ou pelo menos ser forasteiro, suscitou o interesse de algumas personagens da aldeia! Quando de manhã começava a preparar a minha boleia para me levar a Saurimo, eis que entrei num filme!

A primeira cena teve como personagem o Sr. Lucas, chefe da polícia local! Ainda não eram 9h e já ele fazia escorregar Super Bock's pela garganta abaixo! Visívelmente alegre e visívelmente contente por me ver, insistiu que bebesse alguma coisa com ele. Eu disse não. Ele insistiu. Eu pedi desculpa mas não. Ele insistiu. Cedi... Ao fim de alguns minutos era o melhor que lhe tinha acontecido nos últimos tempos, era Português, era Angolano...história, amizade, tudo nos ligava! Aliás, gostou tanto de mim que insitiu que eu ficasse na localidade por mais uma noite...ficaria em casa dele, impôs-se como autoridade! No calor do alegre entusiasmo disse mesmo: "não vou deixar que apanhes boleia, ficas em minha casa, vais conhecer umas mulheres aqui da aldeia"! Pensei:" estou lixado...o chefe da polícia vai-me prender aqui...o que hei-de fazer?"

Mas tudo numa base de amizade...ele gostou muito de mim, foi apenas isso...troca de telefones, promessas de falarmos, esperança de nos vermos e um até breve!!

Eis que entra no café o Dr. Castro, o meu xará e médico da localidade! Que tinha combatido na guerra, que tinha estudado em Cuba, que tinha estado em Lisboa, enfim...um curriculum longo! E concordou com o chefe da polícia para que eu ficasse na localidade mais uma noite, mas sobrepos-se-lhe quando falou das mulheres: "não senhor...eu é que lhe vou apresentar umas mulheres". Por momentos pensei que se quisesse emigrar para ali teria a vida feita numa semana....feita num oito!!

Com mais alguma conversa lá os convenci que não podia ser...tinha que ir mesmo embora! Obrigado pela oferta de estadia, obrigado pelas toneladas de mulheres propostas, mas teria mesmo que seguir...e lá entenderam!


Cá fora, enquanto esperava por algo que me desse boleia tirei uma foto ao médico e aos filhos dele! Digam lá que não é um médico fashion!?

Tudo numa base de amizade...troca de telefones, promessas de falarmos, esperança de nos vermos e um até breve!!

Finalmente um candongueiro passou e, num aparato policial excessivo para a ocasião, o comandante Cliofas mandou parar e deu instruções para que não me fosse cobrada a viagem! Não resisti a tirar uma foto a este homem exemplar que, apesar de estar de folga, não deixa de espalhar a sua filosofia e a manter a ordem publica num pacato interior de Angola!!


Aaahhh, grandes amigos fiz eu em Dala...quem diria!

Ver no Google Earth (Lat:-11,178856; Lon: 20.220864)

7 comentários:

Joana disse...

Que tratamento de luxo e personalizado te deu a aldeia de Dala, a hospedaria merece os 81 euros!!!

Os retratos são fantásticos.

macaca disse...

Adoro as fotografias, adoro as histórias!Queremos mais andrézito!

macaca bzana disse...

Ainda bem que gostaste do Dr. Castro! A minha família está em todo o lado e já reparaste no monopólio na restauração?! :))
E gaijas, não havia gaijas?! ehehehe
Eu concordo com a Macaca: adoro o teu blog e sim, queremos mais! beijoss!

macaca grava-por-cima disse...

Macaca, venho alertá-la para a falta de uma vírgula no seu comment que pode dar azo a mal-entendidos... "Queremos mais andrézito!" ou "Queremos mais, andrézito!"? LOL ;-)

macaca bzana disse...

Acho bem que isso seja esclarecido! LOL :)

André disse...

...é verdade, por isso guardo um carinho especial por Dala...nada a apontar!!

André disse...

A vírgula é um elemento importantíssimo na língua portuguesa!! Já houve ocasiões em que um angolano me disse uma frase que eu pensava que tivesse virgul...e afinal, uns dias depois percebi que não tinha!! LOL