3 de outubro de 2007

Cristo (s) - Rei (s)

Nova terra, novos horizontes, novos desafios!
Encontro-me agora, desde sábado, no Lubango, a 2ª cidade de Angola e geograficamente localizada na Latitude: 14º 54’S e Longitude: 13º 31’E. O Lubango situa-se num planalto, sensivelmente a uma altitude de 1761 metros (referência do aeroporto) e é rodeada por montanhas, fendas, escarpas, etc… É um cenário alpino!
E foi essa a apresentação que eu tive da cidade…chegado no sábado, surgiu, no domingo, a oportunidade de uma caminhada pelas montanhas…aahhh maravilha!!

Não deveria chamar caminhada, mas sim um passeio até ao cume do monte, onde se encontra….ah….espanto…um cristo-rei! Surgiram-me logo duas questões. A primeira é a de saber quantos haverá no mundo, contando já 3…Lisboa, Rio de Janeiro e Lubango! A segunda tem a ver com o falar bem português, saber como se pronuncia a existência de mais do que um cristo-rei: cristos-rei?, cristos-reis?, cristo-reis? Estou certo que alguém desse lado me ajudará… Montanha acima, pela fresca, começa-se a ter uma vista panorâmica da cidade que, com arredores, já tem dimensões consideráveis.
Cerca de 10 pessoas alinharam no passeio, com diferentes ritmos, mas um único objectivo: alcançar o cimo, contemplar de perto o “senhor de braços abertos” e admirar a paisagem, já nocturna, da cidade do Lubango.

Mais fotos da cidade, mais próximas dos objectos, aguardam-se em post’s futuros!

11 comentários:

macaca grava-por-cima disse...

UAU! Q vista...

Bichocao disse...

Sortudo!
No campo! E a gente aqui a aturar Portugas que buzinam!!
As fotos nao mostram bem a dimensão de Lubango.
É do tamanho de Cascais?

Bichocao disse...

A questão do plural é difícil. Sem dúvida NÃO Cristos Reis. Não pode ser. Cristo só há um. E se le é rei, é o mesmo. Ele e nao outro!
Na minha opinião não tem plural e terás de dizer dois monumentos a Cristo-Rei.
10 euros!

Fada da felicidade disse...

:D que vista!
Que boas caminhadas!

Continuação de boas aventuras

Beijinhos primo*

Anónimo disse...

Eu sei que sou um bocadinho do contra, mas Sr. Bichocao terei de discordar. Aposto no "2 Cristos-Rei". Aceitam-se licitações!

Bichocao disse...

Sim, 2 Cristos Rei pode fazer sentido! Mas esse sentido é o de Duas estátuas de CRISTO o qual é rei.
Dica: como designar as 325 estátuas a Agostinho Neto que existem em Angola?
Estátuas a Agostinhos Netos?
Eh eh eh!!!
Mas não estou certo!
Sugiro que o André deixe de visitar monumentos que causam dificuldades!

André disse...

Ora cá está uma discu~ssão acesa e interessante! Com licitações e tudo! Vocês não me arranjem problemas com a autoridade blogática contra apostas ilegais!

Cristo só há um, certo...rei há muitos, mas cristo-reis não faz sentido! Concordo com o singular...2 estátuas do cristo-rei!

Joana disse...

O que eu perdi numa ida ao Terreiro do Paço montar 40 cartazes sobre o 5 de Outubro de 1910.

São 40 do 5 de Outubro de 1910 ou 40 Cincos de Outubros de 1910.

Pela caminhada...

bjs

Anónimo disse...

André tenho que informar-te que no mundo, já existem 4 estátuas do Cristo-Rei. A 4º encontra-se em S. Miguel, pois é, nos Açores, perto de Vila Franca se não me engano...

Bjs Claudia (Fcul)

André disse...

Ora aí está...fazem-nos sinal...e é mesmo...regista-se a quarta estatua do cristo-rei!

Quem encontrar mais algum por este mundo fora...sinta-se à vontade para o registar!!

macaca bzana disse...

Eu acho que a lógica do Cristo Rei é a mesma do Pai Natal, ou seja, o plural é: Pais Natal!
Estou contigo Macaca!
Achei que esta comparação ficava interessante aqui... ;)