18 de outubro de 2007

Fronteira

A cidade do Lubango encontra-se no extremo oeste da província da Huíla, sobre um planalto, a mais de 1700 metros de altitude. As províncias aqui estão para Angola como as regiões estão para Portugal. A província mais próxima do Lubango é o Namibe, que proporciona belos passeios. A fronteira entre a Huíla e o Namibe tem que se lhe diga!

Primeiro, na estrada, encontra-se uma portagem!! Dia e noite…com contentores de apoio…ali está um posto fronteiriço…entre províncias do mesmo país! (imaginem uma portagem para passar do Alentejo para o Ribatejo!). Paga-se a módica quantia de 150 Kwanzas (1,5 euros) …esta é a fronteira burocrática.

Depois há a fronteira física! Deixa-se o planalto e a altitude começa a descer vertiginosamente para um outro cenário, mil metros mais abaixo! É uma abrupta mudança que a mãe natureza nos oferece com um imponente espectáculo de escarpas e sensações vertiginosas!

Perante este cenário, a força humana, humildemente térrea, dispôs-se a tentar contornar a majestosa descida. E verdade seja dita…inaugurada em 1972, vê-se, ainda hoje, uma obra de se lhe tirar o chapéu: a estrada da Leba! Imagino as complicações, as dificuldades, os contratempos na construção desta estrada…no local que é, com os meios que havia, na época que foi! Acho que é nestas situações que a engenharia anda lado a lado com a arte…


Em termos de condução é simples…concentração máxima, mudança em 2ª, velocidade reduzida e…se ajudar, uma boa música no rádio! Camiões carregados de pedras, areias, materiais percorrem também esta estrada, a passo de caracol, a 5Km/h!


A ferocidade do percurso é tanta que alguns motores são vencidos pelo declive…pelo prolongado declive! Depois deste percurso, somos levados, por caminhos bem mais calmos, para a província do Namibe, onde o cenário vai mudando…até chegarmos ao mar, onde o sol se põe!


9 comentários:

Bichocao disse...

Andrézito!!!!!
Que panoramas do caraças!!!
Que sorte a tua teres um trabalho sem ser num gabinete a despachar relatórios para Bruxelas!!!!
O Fiat Punto devia ter ido acabar os seus dias numa dessas curvas!!!

Anónimo disse...

Andrézito!!!!!
Que panoramas do caraças!!!
Que sorte a tua teres um trabalho sem ser num gabinete a despachar relatórios para Bruxelas!!!!
O Fiat Punto devia ter ido acabar os seus dias numa dessas curvas!!!

18 Outubro, 2007 16:41

Unknown disse...

Opa, a combinação arte e engenharia é perfeita! Percebemos a ideia de contemplação que os teus pés nos querem transmitir. Só não conseguimos enquadrá-los nem na arte, nem na engenharia (he he he).
Boas fotografias sim senhor. É sinal que os portugueses deixaram coisas engraçadas em Angola.
zuca

André disse...

Os pés querem dar ideia de contemplação, escala, vertigem...e além de tudo isso...são uns lindos pés!! :)

Joana disse...

Que bonito!!!


Deve ser assombroso percorrer essas estradas.

Quantos km e horas são até ao mar?

macaca bzana disse...

As imagens são impressionantes!!!São momentos como esse que fazem valer a pena a tua estadia aí... Aproveita bem Andrezito... nós por cá vamos contemplando através do teu blog!
Beijosssssss

macaca grava-por-cima disse...

Bela reportagem, andré! Paisagens e local muito interessantes! Demasiado vertiginosos para quem tem pânico de alturas, como eu... mas bonitos!!! Beijos

Anónimo disse...

Élá!!
Eu diria que essa estrada bate a minha aventura mais assustadora por terras lusitanas: A estrada para o Piódão, num dia carregadinho de nevoeiro.

Gostei!!!

Beijinhos!!

Luis Cirne disse...

Temos fotografo!!!