31 de outubro de 2007

Depois do deserto

A mãe natureza é fantástica! Eu adoro a mãe natureza! Aqui em Angola só há duas estações do ano: o tempo seco e o tempo das chuvas. No primeiro é quando faz mais frio e não cai uma pinga de água do céu (3 a 4 meses)! No segundo, no resto dos meses, faz um calor abrasador e caem as tão famosas chuvas tropicais! A mudança, por estas bandas, sente-se quando começa a chover no Lubango! É quando o Namibe, junto ao mar, a mais de 200km do Lubango fica sem o “capacete” de nuvens do tempo seco e oferece um céu azul de praia por….mais de 8 meses!!!

Nós, por aqui, aguardámos o sinal de S. Pedro e, depois de algumas chuvadas, achámos que já íamos aproveitar uma praia!

Foi para lá que nos dirigimos no fim-de-semana passado! O caminho passa pela estrada da Leba, que eu já vos apresentei…e continua, mudando progressivamente de cenário!

A partir da floresta da serra de Leba, a vegetação vai escasseando e reduzindo a sua dimensão! O clima fica mais árido, mais desértico e os tons verdes dão lugar aos tons acastanhados….

O caminho é todo feito em estrada, boa estrada, estrada de alcatrão!

Assim, os 200km fazem-se mais ou menos em duas horas! Pelo caminho, além da paisagem, vão-se vendo vários mukubais, nome das tribos da zona. Pacíficos indígenas que, habituados à civilização, fumam Dunhill e pedem dinheiro pelas fotografias que tiramos!

A zona que rodeia o Namibe é desértica, muito árida e com alguns oásis, aqui e ali!

Dominam os tons castanhos e escasseia a vegetação. Deixamos a rede de telemóveis e os sinais de trânsito. Deixamos os restaurantes apinhados de gente e o trânsito da cidade. Deixamos a estrada alcatroada para um caminho de terra, de areia, de pedras…que nos fez atravessar o deserto em estilo rali! A “pista” de areia convida ao bailado das pick-ups…


Eis que depois de alguns quilómetros aparece uma placa a identificar os únicos dois caminhos, um para a direita, outro para a esquerda. Optamos pelo da direita…


O caminho começa então a complicar, exigindo, por vezes, o uso das 4 rodas motrizes! Uma ou outra descida têm mesmo que ser feita com mil cuidados…sob pena de…não a fazer!! Entramos num mini desfiladeiro com encostas de areia. Assim levamos as pick-ups a “bom porto”, carregadas de logística, como se vê na foto!

Esta é a logística, não mínima, mas a necessária para podermos habitar a praia com pequenos luxos! Colchões, água, carvão, comida, bebida, cadeiras, geladeiras, petiscos, utensílios de cozinha, alguidares, etc…

Para quem me conhece, escusado será dizer que não usei nenhum colchão!! Eu ainda acredito que a areia é o melhor colchão…

A chegada à praia é fantástica…depois do deserto, uma praia quase vazia e…num dos cantos, dois toldos e uma cozinha improvisada! Praia rodeada por falésias enormes de areia!

Um espaço para montar tendas de alta tecnologia, tendas de abertura fácil, mas de fecho um pouco mais complicado!

Um passeio pela praia desvenda-nos habitantes locais…pessoas que vivem ali mesmo, em construções na areia, rodeados de falésias, mar e céu!

Seria perfeito se as dificuldades não fossem tantas! Viver ali significa isolamento, significa estarem a uma hora de estrada e meia hora de mar da cidade do Namibe.

Vivem da pesca (à linha e de barco), da criação de cabras e pouco mais! Um bem raro é mesmo a água doce!!

A nossa actividade diária, e porque era fim-de-semana, baseou-se no relax! Petiscos, drinks, banhos, solzinho…e chega, senão tornar-se-ia num stress!!

À noite fomos testemunhas de um acontecimento esmagador!

Uma tempestade longínqua e um muro de nuvens escondiam a fonte duma claridade intensa que já iluminava o céu. Passado uns minutos, aparece num céu limpo, uma lua alaranjada, enorme! Por estarmos num local com pouca luz eléctrica a luminosidade lunar foi algo de espectacular! Acontecimento que a limitação tecnológica e do fotógrafo não conseguem reproduzir fielmente na foto, mas….foi o melhor que se conseguiu.

A dormida foi, literalmente, com “room with a view”!

À beira mar plantado, ao som das ondas…um sono tranquilo e retemperador do stress do dia anterior, para mais um dia de canseira….

4 comentários:

macaca bzana disse...

UUUUUAAAAAUUUUUUU!!!! Também quero!!! Que sítio lindo, que fim de semana fantástico, que lua incrível, que, que, que...
Tu mereces! Um beijo enorme! ;)

macaca grava-por-cima disse...

Beeeeeeeeeeeeeemmmm!!! Belo fds!! beijos

Joana disse...

Que bela espera tinham depois do deserto, mar e areia têm um ar mais que convidativo.

Espectáculo de passeio esse. E que pinta de camping com direito a tudo!!

beijinhos

Fada da felicidade disse...

U
A
U
!
!

estes teus posts e estes passeios perecem coisa de filme ...

: )