22 de novembro de 2007

Nome próprio

Em Portugal, quando um casal tem um filho e lhe quer dar um nome, tem que pensar e escolher. Mas escolher de uma lista predefinida, devidamente homologada, histórica e juridicamente justificada. Não há avarias e os nomes vão-se sempre repetindo…
Qualquer casal que se proponha a dar um nome diferente, enfrenta um longo caminho e, por vezes, com as portas fechadas no fim!

Em Angola não!
Há uma total liberdade nos nomes a dar aos filhos. O que até não acho má ideia! Assim se explora a imaginação dos progenitores e o nome pode ser algo de pessoal, sentimental, mesmo! Com muita imaginação até se pode criar um nome único, que nunca lembrou nem nunca lembrará ninguém…pode acontecer, certo? Claro que dá azo às histórias que costumamos ouvir, principalmente do Brasil, nomes de actores conhecidos, de políticos ou de algo mais ousado…é grande a variedade!

Caso notável é o deste indivíduo que mostro na figura. Os demais elementos do Bilhete de Identidade foram ocultados, para preservar a sua identidade, mas só vos digo…é pena!


O seu nome próprio, que vem no B.I., é Doutor! Já viram o genial que isto é?? Parte para a vida com um avanço intelectual formidável. Um homem destes, sem estudar, é sempre chamado de doutor…é mesmo…é o nome dele!
- Na escola destaca-se de imediato na chamada dos alunos: “Doutor Ezequiel está?”
- Com as “damas” faz furor e convence muito melhor os sogros. “oh pai, mas o Ezequiel é Doutor…meeeesmo!”
- Nas entrevistas de trabalho, à partida, têm que o chamar de Doutor…charme…Mesmo que não tenha sequer a licenciatura…
- Com os colegas de trabalho não há descanso às formalidades, mesmo que ele não queira, têm que o tratar por Doutor. Ele não pode pedir que não o tratem por doutor…é a mesma coisa que vos pedir que não me chamem André!
- O auge é se este nosso amigo tira um curso de engenharia e um doutoramento. Aí sim…bate qualquer peneirento: Doutor Engenheiro Doutor Ezequiel!

GENIAL…

6 comentários:

Joana disse...

Não tão surpreendente como esse Doutor Ezequiel, mas em Portugal a lista de nomes admitidos é extensa e tem algumas surpresas, mas não chegam aos calcanhares do Doutor Ezequiel.

http://www.dgrn.mj.pt/civil/adm_nadm.asp

bjs
Joana

Anónimo disse...

Eis a solução para o mais famoso dos Doutores de Portugal!! O inesquecível Doutor Tio Carlos!!!!

Anónimo disse...

Peço desculpa: Professor Doutor Tio e ainda Doutor Honoris Causa em Baboseiras (fica perto da Bobadela!)

Anónimo disse...

Meu caro, esse Doutor Ezequiel é apenas um dos afortunados, pois que muitos de chamam de Domingo, Segunda, Quarta.. etc.. consoante o dia da semana em que nasceram! No entanto, das minhas lides o melhor que já vi fui um cidadão angolano chamado Amigo Joãozinho! E mais nada!Este pelo menos é amigo para toda a gente!
Abraço

Anónimo disse...

Eu já tive um aluno chamado Dez Reis de Vidro...~
Palavras para quê?

André disse...

Ora aí está uma informação muito util!! Nesta lista de nomes encontram-se alguns surpreendentes...