5 de novembro de 2007

Desperdícios

Maior parte dos musseques em Angola têm escassas condições de habitabilidade! Não há água canalizada, nem devidos escoamentos sanitários. O lixo é deitado fora à vontade de cada um para onde apetece. A convivência com o lixo e esgotos tem um resultado obviamente negativo!

É uma convivência que coloca Angola no 2º lugar do ranking mundial de mortalidade infantil!! Com uma mortalidade de 250 crianças em 1000, na faixa etária até aos 5 anos, este é um índice crítico!!!

Não bastando os rios de esgotos para haver infiltração nas terras, fazem-se fossas sem condições nenhumas. Fossas que não são correctamente esvaziadas ou limpas, deixam infiltrar toda a porcaria pelas terras e as consequências mais visíveis são na agricultura e nos lençóis freáticos. Tudo contaminado! Uma das fontes da febre tifóide, doença que mata se não for bem tratada, é este “ciclo” imundo que contamina as culturas!


Os lençóis freáticos contaminados não permitem que se beba ou se lave os dentes com a água da torneira! Para cozinhar com esta água é necessária uma fervura de 15 a 20 minutos! O gasto de água mineral para as pequenas tarefas como lavar fruta, dentes, fazer gelo, etc…é um gesto que coloca atónito qualquer Europeu de bom senso!

Actualmente, apenas 20% da população Angolana tem acesso à electricidade!!! E lembrem-se…é um valor indicativo para quando há abastecimento! Com a frequência dos cortes de luz…este indicador começa a descer! Percentagem que faz disparar o negócio de geradores a gasóleo!
Engenhos tenebrosos que estão na origem de muitos acidentes domésticos, dos quais posso falar, infelizmente, como testemunha! Máquinas poluentes do ar e produtoras de ruído! Gastadores de gasóleo que circulam pelas ruas em bidões sem condições, que são guardados em locais duvidosos! Chamem-me naíf à vontade, onde se fala de crescimentos económicos de 35%ao ano, há falhas básicas como estas? As conquistas dos países mais desenvolvidos não deveriam servir como base para os que estão a evoluir?……ou haverá interesses nisto tudo?

3 comentários:

Joana disse...

Apesar de as tuas preocupações serem mais do que válidas e muito verdadeiras o mundo capitalista não funciona assim... :-(

Infelizmente há muita mentira nos valores que se aplicam aos países em vias de desenvolvimento.

Luis Cirne disse...

É triste dizer mas neste momento a principal preocupação das empresas multinacionais é o ganho a curto prazo sem ter em atenção as pessoas... Por isso é que ELF( empresa francesa de petróleo) patrocinou durante 20 anoso presidente de Angola e Jonas Savimbi para que possa ir tendo uma facturação que no caso de 2006 foi de 152.360 milhões de dólares...

Anónimo disse...

As questões ambientais não se compadecem com o desenvolvimento economico. Somente através uma consciência ecologica da classe politica tal poderia ser alterado, o que nesse belo pais...não me parece!
De qualquer maneira não há problema, deixem o preço do ouro negro subir e.. deixará de existir desenvolvimento. Tudo voltará ao estado normal e passarão a caçar e a ser caçados!!
Abraço