8 de novembro de 2007

Topografando


Do trabalho não tenho razões de queixa! Tenho trabalhado na minha área, que tanto gosto, e tenho feito tarefas sempre diferentes, como já fui contando! A mais recente foi outra vez no exterior, sempre agradável, a desenferrujar os conhecimentos de Topografia! Para isso pude contar com a ajuda de alguns colegas/amigos, em Portugal! Companheiros…desenrasquei-me!!! Eh eh eh…

Tarefa: fazer um levantamento topográfico, à escala de 1:500 de um terreno comprado pela empresa onde trabalho!

Material: dois GPS e uma estação total (uma espécie de teodolito mais evoluído!) cujo objectivo não é mais do que medir ângulos e distâncias.


As características do terreno não foram as mais fáceis, para primeiro trabalho de topografia a seguir à faculdade!! Muitas casas, caminhos mal definidos, muros e paredes nem sempre direitos! As pessoas sempre desconfiadas, porque os terrenos estão ocupados por elas há anos e receiam, naturalmente, que sejam despejadas! Muitos, muitos miúdos…sempre a acompanhar os trabalhos, a pedirem dinheiro, a fazerem perguntas, a pousarem para as fotos, apenas a olhar…há de tudo!


Um dos miúdos, com cerca de 8 anos, disse: “Hoje fiz as minhas provas finais…e vou passar de ano! Agora quero aprender isso (a Topografia)”…. Vai longe este miúdo! Já que a miudagem estava sempre presente e tão interessada, porque não contar com a colaboração deles?

Como este da foto, que andava por ali aos tombos…demos-lhe uma tarefa bem necessária em Topografia, afastar os ramos que impossibilitam a visibilidade! Cumpriu-a com empenho.

E por isto tudo apresento-vos, com algum orgulho, o meu primeiro levantamento topográfico, feito em conjunto com dois Angolanos, o Edmar e o Zé Mário!

6 comentários:

Anónimo disse...

A usar mão-de-obra infantil isso é que é!! Como não podia deixar de ser mostras o trabalho final mas omites a "recompensa" que devias ter dado e não destes à criança!! Ainda vais de cana por explorares as pobres crianças...

De ti.. nunca imaginei.... ;)

Abraço

Fada da felicidade disse...

AHAHAHAHHHAHAHA
Primeiro também pensei - Ah, olha este a aproveitar-se das crianças - mas pensando bem, André acho que fizeste muito bem, a tua atitude foi muito pedagógica, em vez de estarem a olhar, toca a ajudar!!! eheheheheh
aposto que eles se sentiram muito úteis! : )

Anónimo disse...

Confessa lá o que les deste morcom!!!

Joana disse...

A quantidade de miúdos que estão sempre por todo o lado é impressionante.

Tenho a certeza que para eles foi bem divertido puderem participar.

André disse...

Nao se fala em abusos...
Só vos posso dizer que foi uma alegria para o miudo pá!!
A opção dele era andar à porrada com os outros ou carregar baldes pesados de água para casa.....

macaca bzana disse...

Eu acho muito bem que te aproveites deles... no bom sentido, é claro! :)
Deve ser muito bom para eles sentirem-se úteis e fazer coisas diferentes!
Mas digo-te, fico sempre impressionanda com a quantidade de crianças que te rodeiam... E já nos mostraste fotos lindas desses momentos!
Beijos e mais beijos!