29 de novembro de 2007

Tchioco

Petisco no Domingo….compras no Sábado! Percorremos vários sítios, porque em Angola raramente se arranja tudo o que queremos num mesmo sítio! A solução é fazer um roteiro de supermercados durante a semana, ou mercados de rua ao fim de semana, para satisfazer as necessidades.

Já fui a alguns mercados de rua em Angola, mas nenhum com a dimensão do Tchioco! O trânsito para lá chegar é caótico, o contrário seria até de estranhar. A estrada é um circuito de montanha russa sinuosa onde, só por vezes, se respeitam as faixas de rodagem. Até lá chegar é cada um por si e cada um sabe do seu carro…o que é certo é que todos chegam lá, jipes, pick-ups, candongueiros, motas e até carros “normais”.

Uma vez lá chegados, a sensação é ter entrado num formigueiro, num turbilhão de negócios onde, à vista de qualquer um, TUDO se vende…imagino por “trás das cortinas”! Serve de exemplo este digníssimo posto de venda: nuns simples 5 metros quadrados encontramos instrumentos de música, carrinhos de bebé, geradores, TV’s, rádios e outros electrodomésticos…
Correm atrás de nós miúdos a vender sacos de plásticos a 10kzs (0,1 €) para guardar as futuras compras. Começam por ser 3 ou 4…e acabam mais de dez! Compramos sacos e alguns seguem as suas vidas…outros iniciam de imediato outro negócio: lavar ou guardar carro, acompanharem-nos no labirinto do mercado ou servir como posto de informações para nos dirigirmos a alguma secção directamente.

O mercado tem várias secções, com divisórias relativas, mas minimamente organizadas.
Fomos à secção de comidas onde, com panos no chão ou em bancadas feitas, se expõem os produtos alimentares. O pessoal serpenteia-se no meio disto tudo, contornando uma água duvidosa que desenha o caminho. Um enxame de moscas avisa-nos que estamos a passar no “talho”, formado por uma fila de arcas que descongelam sob o sol impiedoso. Pés descalços vendem-nos alho, aos molhos…e até descascadinho, imaginem o luxo!
Cuidado com o chão que o caudal “daquela coisa” agora aumentou. Para quem gosta de fotografias, como eu, este mercado é uma perdição! O movimento, as cores, as personagens…tudo cativa a minha atenção. Vendedoras que, enquanto aguardam próximo cliente, vão traçando o cabelo à colega, enquanto dão de mamar à criança pendurada. Bebés que são largados nos molhos de couves ou nos sacos de feijão, enquanto as mães fazem o troco. E toca de olhar para o chão que já há muito tempo não faço atenção e estou a sentir os pés molhados!


O primeiro embate no mercado foi uma cascata de cenários dos quais gostaria de fotografar, como deve ser, pelo menos 20% e poder partilhar com vocês! No entanto, desconhecendo o local, não levei a máquina “séria” e apenas tinha a máquina “discreta” comigo… Este local, que eu gostaria de fotografar, deixaria a ASAE, tão activa em Portugal, de cabelos em pé. Aqui é que gostava de vê-los actuar…nem sabiam por onde começar!!

Prometo que, se conseguir, tirarei fotos “como deve ser” de algumas partes do mercado…e farei aqui uma exposição. Até lá tenho que ter cuidado para não ser roubado, espancado ou, na melhor das hipóteses, expulso…

Depois do mercado passámos numa espécie de “drive market”. Negócio muito comum em Angola e que fará inveja a qualquer europeu na correria do dia a dia.
Aproximo o carro de um local estratégico e somo bombardeados com preços, produtos, descontos, elogios à qualidade da fruta, chegam mais vendedoras, couve lombarda, ananás a 400…não, já tá a 300, banana a 100…mas estão muito maduras, ameixas a 200, morangos, batata, tomates, malaguetas, banana melhorzinha a 100 outra vez!! E é assim que confortavelmente sentados no carro, escolhemos da montra dinâmica os produtos que nos interessam…

6 comentários:

macaca bzana disse...

Quando comecei a ler o teu post o meu primeiro pensamento foi: imagino a ASAE aqui! Tu pensaste no mesmo!!! Sinceramente, acho que não conseguiria fazer compras aí (e não estou a falar pela higiene... q confesso que me assusta)... Mas o meu grande problema seria a confusão, o mar de gente... ficava doida! prefiro uma boa mercearia! Mas eu sei que aí não tens essa sorte! LOL! Um beijo enorme... Saudades...

Anónimo disse...

Andrézito, para a tua viagem de aqui a 15 dias ( quinze dias!!!!!!! yhaoooo!!!) traz umas lagartixas, meio quilo de feijão bem sujo e uns pimentos!!!

macaca grava-por-cima disse...

Pois eu adoro mercados... É daquelas coisas que adoro visitar qd viajo, o macacãozão sabe e sofre com isso... LOL
Dos mercados que já tive oportunidade de ver, um dos mais bonitos foi em Toulon (Provença), num sábado de manhã: ervas aromáticas de todas as cores e feitios, flores, baguetes, queijos, azeitonas... Um banquete para todos os sentidos.

Confesso que nunca visitei um mercado africano (com muita pena minha), mas acho o máximo... a mistura de cores, de odores (tenho um olfato muito apurado, para o bem e para o mal), de sabores... Este post tá muito giro, só há uma coisa a registar: aquelas unhas dos pés e o chinelo estão demasiado próximas dos alhos já descascados ;-)

macaca grava-por-cima disse...

O conceito de drive in market tb me parece muito à frente... Ainda dizem que eles são 3º mundo!!

Qt aos bebés largados no meio das coves, não vás mais longe. Feira de Carcavelos: estás a escolher uma bela t-shirt e aparece-te um bebé cigano no meio do molho de camisolas e é tudo a 5 eirós

Joana disse...

Que perdição fotográfica, as cores, as texturas, as nuvens.

Uma loucura!!

Unknown disse...

Olá André,

Parece que te adaptaste muito bem a terras africanas. Parabéns pelas fotografias que são todas fantásticas!! Quem tem jeito, tem e pronto.
Tens de contar a parte de algum trabalho, claro...
Bom Ano!

Bjs,
Ana Margarida