16 de julho de 2007

Ritmo

É conhecido o ritmo que os pretos têm para a dança... Digo pretos sem pudor nenhum, porque embirro com o "negro", "pessoa de cor", "pessoa de raça negra"!! Há os brancos sem serem de facto dessa cor, há os pretos sem serem também dessa cor. Os amarelos, os vermelhos...se todas as raças têm que ter uma cor, então porquê tentar contornar e ser desnecessariamente diplomático? Até porque a bom rigor os brancos seriam identificados com tonalidades de castanho claro e os pretos com tonalidades de castanho escuro!! Estão a ver a confusão, não?

Ainda não conheci nem vi nenhum preto ou preta que dançasse mal...costuma dizer-se que lhes está no sangue! Assim que se ouve uma música ou um som, é vê-los a mexer ao ritmo. As discotecas aqui são uma verdadeira concentração de dançarinas e dançarinos. Até no bar dessas discotecas, às vezes, temos que esperar que o barman termine a dança que lhe está a dar um notório prazer.

Tenho vindo a reparar nos últimos tempos que é frequente alguns ajuntamentos de miúdos para dançarem. São rodas que se formam, às vezes sem nenhum rádio presente. Pode até ser que uma música longínqua na cidade os faça mexer. Mas a música que dançam está-lhes na cabeça, no coração, na espontaneidade…

É muito engraçado vê-los ali, miúdos entre os 8 e os 20 anos a fazerem uma roda de dança, digamos uma battle na linguagem “técnica”. Provocações tipicas, novos movimentos, risada geral, admiração de alguns... Todos dançam, todos participam. Roupas coloridas e pés descalços. Não deixo de parar e ficar a olhar…e quem sabe, um dia, entrar e fazer o meu move. Mas não, estes são genuínos, são puros e embora eu goste, a dança não é a minha melhor qualidade!!

5 comentários:

macaca bzana disse...

Ja te estou a imaginar em pleno Bairro Alto a demonstrar os teus dotes de dançarino! :)
Agora a sério, acho maravilhoso a predisposição desse povo para a dança, para a musica... os portugueses deviam ser mais assim... talvez fossem menos tristes e stressados! :)

Joana disse...

Ontem na Mata, em Alvalade, estava um grupo grande de pessoal (talvez 50 a 60 pessoas dos 7 aos 77 anos), Angolano ou Guineense numa festa enorme com grelhados, cerveja, duas colunas de som em cima das mesas e claro dança!

Uma festa fantástica...

macaca grava-por-cima disse...

Oh pah, acredita que eu tb invejo esse dom fabuloso, com que infelizmente não fui bafejada... Resta-nos observar, aplaudir e participar como melhor pudermos... LOL

Anónimo disse...

Yô mano, espreita a revista Única do Expresso de 6a feira passada, tens um especial sobre o jet set de Luanda. Eu cá não sou de intrigas mas parece óbvia que não te andas a mexer nos bairros certos p isso encomendei uma reportagem especial para ti.Como diria a Patty, "yah, yah, yah, omeu pipâl di Luanda" :D

André disse...

Mas olha que o jet de Luanda é people que bate bueda de massa...
Não consigo concorrer com eles pá!!