18 de julho de 2007

A vírgula...

Ainda outro dia, num blog vizinho deste, o das macacas, discutia-se a relevância da vírgula. Sim, a vírgula, esse sinal de pontuação que nos deixa respirar ao longo de uma frase. Este post pretende realçar a importância da vírgula na conversação...e principalmente entre Angolanos e Portugueses.

Ao fim de 2 dias sem luz em casa, inquiri o administrador do condomínio do prédio, para saber se a avaria iria ser arranjada. "A avaria é arranjada hoje? À noite já terei luz?" Perguntas objectivas e com urgência, porque os brancos aqui têm sempre pressa (comparando com a calma Angolana!). Ele respondeu-me: "Não, vai ter!". É mesmo nesta frase que incide o problema da vírgula...O facto de ter vírgula ou não ter, faz toda a diferença, concordam?

Estas questões surgem na comunicação escrita, porque na comunicação oral não se costuma perguntar se a frase que foi dita tem vírgula ou não. Já viram o esquisito que ficava? "Companheiro, a frase que disse agora tem vírgula ou não?", "Olhe, essa vírgula que usou na frase não devia vir antes da palavra X?", "Ponha vírgulas nessa frase, por favor, senão fico sem fôlego para o ouvir!!"

Por isso senti-me constrangido em perguntar ao senhor se, naquela pequena frase, havia vírgula ou não! Ouvi-a com vírgula, porque me dava mais jeito e cujo significado indicava-me que a avaria seria arranjada e à noite teria luz. Fui trabalhar descansado!

Quando cheguei a casa apercebi-me que a frase que o administrador do condomínio tinha dito não levava vírgula. Ele tinha-me dito: "Não vai ter", em vez de "Não, vai ter". Toda a diferença!! E continuou a não haver vírgula nos dois dias seguintes. Só depois é que veio a luz...


Não é suposto ser uma história com moral, mas rápidamente podemos extrair duas ideias:

- Ouvimos sempre aquilo que queremos;

- A vírgula é um sinal de pontuação muito importante!!

5 comentários:

macaca bzana disse...

Gostei do termo "Blog vizinho"!
E não te esqueças que a questão da vírgula também já foi discutida em comentários no teu blog...
"Queremos mais Andrezito!" ou "Queremos mais, Andrézito!"... Agora depende da macaca que disser isto! ;)

Joana disse...

Que bela gargalhada dei! Essa foi boa caríssima macaca-bzana!!

macaca grava-por-cima disse...

Pois, a questão da vírgula foi discutida aqui nos comments do teu blog!! E depois eu é que gravo por cima!!! LOLOLOLOL
Muito bom post! Queremos mais vírgula andrézito!! (esta macaca tem q usar vírgula nesta frase!!)

Anónimo disse...

Assim de repente lembro-me de uma história com alguns anos que era a propósito de uma virgula ou ausência dela num decreto-lei. Falava-se que um lobbizito qualquer tinha pago uns bons milhões para que a referida virgula se esfumasse.

Anónimo disse...

slb, slb, força slb... com varias virgulas.