“Etosha” quer dizer “bonito lugar branco”, cujo significado vem de uma área enorme de deserto salgado no seu interior. O parque, fundado em 1907, conta hoje com uma área total de 22912Km2, dos quais 4731Km2 ocupados pelo referido deserto.
Porque como humanos estamos a observar aquilo que mais se aproxima da pureza do instinto animal, porque o Homem se sente esmagado pelo equilíbrio próprio da natureza, porque se aprende imenso da sobrevivência animal, porque cada espécie é particular e….principalmente, porque o Homem não pode nem deve interferir!
No parque do Etosha o passeio faz-se por picadas facilmente transitáveis, até por autocarros. Obviamente tem um lado positivo e outro negativo. O lado positivo é que a nossa invasão no espaço deles é mais reduzido, dando-lhes espaço e confiança para seguirem as suas vidas. O lado negativo é que, a nossa natural vontade de seguir um bicho de perto ou uma caçada, fica por terra…por terra batida da picada!
Está disponível um mapa, nas entradas do parque, de todas as picadas que podemos e devemos percorrer. Os passeios podem ser feitos com guia ou mesmo por auto iniciativa, com o próprio carro…
Ao longo de todo o parque existem vários locais onde se pode dormir, locais que aqui são chamados de Logdes….
Há espaço para todos e para todas as carteiras! O modelo mais acessível é o campismo, onde se paga 20 euros por noite. Barato, comparado com os 170 euros de quarto individual/noite!! Há lojas onde gastar dinheiro, bares e restaurantes para confortar o estômago, ou piscina para momentos de relax…um luxo em plena selva.
Para acampar há boas condições…cozinha, locais para churrasco, boas (leia-se limpas) casas de banho com duche quente a qualquer hora do dia e acesso à electricidade, desde que convenientemente adaptada! Fica aqui o apontamento do formato das fichas. Na Namíbia, as tomadas de electricidade têm a mesma voltagem, mas com 3 entradas e, à falta de adaptadores (o meu caso), ficamos sujeitos à bondade das pessoas da recepção!
Envio-vos alguns “postais”, via net, de imagens que fui capturando:
Num passeio nocturno, feito com guia, tive a sorte de avistar, pela primeira vez na vida, O rei…um leão autoritário, deitado a descansar.
Se alguma vez vos surgir a dúvida de quem deve ser o rei da selva…ao verem um leão perceberão facilmente! Felino, força bruta, um fastio que lhe permite devorar até 40Kg de carne num dia, agressivo, territorial e dentes de dimensões assassinas são algumas características que o colocam no trono…indiscutivelmente!
Não bastando a sua condição física e guerreira, tem um rugido que nos emudece! A dada altura, este “bichinho” decidiu começar a rugir, som que partilho com vocês no vídeo.
Posso dizer-vos que é aterrador. Um som que vem das profundezas do animal, que faz vibrar o carro (que de repente nos parece mais frágil) e nos sustém a respiração, receando fazer algum gesto que ele não goste! E quando o leão ruge, ou canta, meus amigos…não se houve mais nada na selva!!
Uma hiena.
A paisagem vai mudando constantemente, entre o deserto, a floresta de árvores secas ou floresta de árvore verdes. O que vêem nesta foto, atrás da árvore, não é um lago, mas sim a mais clássica das miragens do deserto…imaginem agora o calor!
O que acontece muitas vezes nestes safaris, e contra mim falo, é uma ânsia grande por ver bichos grandes, por ver, principalmente, felinos, que são os mais raros de avistar! Mas, um passeio mais atento ensina-nos que o safari pode ficar muito mais completo, basta estarmos atentos a isso. Pássaros de todas as cores, árvores bonitas, flores coloridas, paisagens esmagadoras e um céu invulgarmente estrelado, fazem parte de um cenário que muitas vezes, infelizmente, passa despercebido aos “caçadores de bicho grande”!
9 comentários:
AH grande André Gordo!!!!
Isso é que é aproveitar a vida!!!
Abraço!!!!
Para quem foi dois dias ao parque passeio rendeu e muito.
Que riqueza de imagens e histórias.
Belo passeio sim senhor!!!
Ai que inveja...
Piscina, hotéis e até coca-cola... Tudo o que um homem precisa para sobreviver na selva ;-)
O rugido do leão é qualquer coisa de aterrador, realmente.
E a girafa é uma ternura.
Adorei mais esta reportagem.
Beijos
Lindo!!!!
Adorei mais este post... Mais uma experiência única e fico muito feliz por estares a vivê-la!
O Leão é, sem dúvida, um animal fantástico... o verdadeiro Rei da Selva.. mas estamos a falar do bicho, não confundir com simpatias clubísticas! :)
Beijosssss
inveja inveja inveja inveja inveja inveja inveja inveja inveja inveja
Que livro é que estás a ler? :-)
"Que livro estou a ler?"
Porquê a pergunta? LOL
Neste momento não estou a ler nenhum...acabei os que trouxe para cá, mas o último foi o excelente "Sombra do Vento"...
Na foro, andré, na foto!!!
E depois eu é que gravo por cima...
;-)
AHAHAHAH foste apanhado! quando vi a foto com o livrinho também pensei, esta foto foi toda planeada, a latinha, a piscina ao fundo, o livro em cima dos joelhos, as folhas a passar... pois, nem sabes o que estavas a ler, vá lá que não estava de pernas para o ar ;P
O post está fantástico, deve ser mesmo impressionante e deve provocar uma adrenalina!!!
Gostei muito de ver e ler!
Enviar um comentário