30 de agosto de 2011

Duas explicações

Explicação científica

A onda electromagnética é um fenómeno físico que se propaga pelo espaço com movimentos ondulatórios. Esses movimentos envolvem campo eléctrico e campo magnético e desloca-se, no vácuo, à velocidade da luz. Na atmosfera desloca-se a uma velocidade inferior, dependendo das condições da atmosfera. Cada onda tem a sua característica, ficando caracterizada ou pela frequência ou pelo comprimento de onda. O espectro electromagnético está dividido em vários intervalos, como por exemplo a zona do visível, alcançável pelo olho humano; o raio-x, conhecido nos hospitais ou as micro-ondas, que transportam o sinal de telecomunicações que nos permitem falar ao telemóvel.

O sinal de telecomunicações tem um raio limitado, centrado na antena que o emite. Pode sofrer diversos desvios ao atravessar a atmosfera, sendo difractado, reflectido ou absorvido pela ionosfera. Alguns obstáculos físicos, como acidentes topográficos ou construções de determinados materiais também podem perturbar o sinal e fazê-lo dispersar-se, reduzindo a sua qualidade ou alcance.

Se a rede chega, é normal que aconteça, se a rede não chega já se esperava…tudo tem uma razão.


Explicação tradicional

Por algum fenómeno topográfico a rede de telemóvel é acessível apenas, e tão só, numa árvore. Há um vazio de rede em redor, mas na sombra da árvore consegue-se comunicar! Sem compreensão total do fenómeno logo se atribuem poderes sobrenaturais a tal árvore. Cuida-se dela como de um fontanário no deserto. Quando se lhe olha há um respeito divino. Quando se indicam tais propriedades a alguém de fora fala-se baixo para que a árvore não os acuse de exibicionismo, se zangue e um dia se recuse a comunicar. Tentam-se plantar outras árvores noutros locais, mas só aquela, a original, é que funciona. Respeita-se…


7 comentários:

Bichocao disse...

Eu voto nas acácias!!!!!!!!

beijo de mulata disse...

Conheço bem o fenómeno! Em Ocua, Cabo Delgado, só havia rede junto à janela virada a norte da capela. Não havia uma explicação tradicional, mas mística ;)

Era a chamada "rede fixa".

(um) beijo de mulata

Diana disse...

Adorável artigo. No Chitengo, Gorongosa, a "tal" árvore tem de ser dividida entre humanos e babuinos. Por alguma razão (também) desconhecida, os babuinos também adoram aquela árvore.

Anónimo disse...

...a explicação tradicional é muito mais gira e misteriosa!!!

jo

Nae kkul~ disse...

Kkul...difficult to understand with translatate...:( specially science things...ehehehh:P but, tranditional way to explain reminds me Kungfu pander...peach tree:)) beijooo

Anónimo disse...

É por isso que a religião não deveria ser retirada das escolas.
A ciência não consegue explicar tudo.
Sem a religião, sem o transcendente, a educação fica incompleta, não é uma educação integral.

Este é um tema que dá para pensar... na vida e nos seus mistérios.

Abraços

JP

Isa disse...

Parabééééééééééééééns :))
Ótimo dia pra ti, André. Bjo gd