1 de abril de 2019

Onde se dorme

Quantas vezes acordo com a sensação de que fico a dever horas à cama? Ao abrir os olhos, apercebendo-me que já são horas de levantar, a margem de ronha diminui assustadoramente. E como eu gosto de ronha! Gosto mais de ronha do que dormir propriamente, pois posso saboreá-la. Sinto que, no tempo e no espaço, aquele é o momento onde me sinto melhor, completo. Tenho a certeza que não estaria melhor em nenhum outro lugar do mundo. Espreguiço-me para acordar o corpo que nesta altura ainda ronca.

Quando lavo a cara faço diversos planos para que naquela noite me vá deitar mais cedo e dormir mais. Esses planos raramente se implementam e o sono vai acumulando. Os sintomas dessa dívida de sono fazem-se sentir ao longo do dia, com a surpreendente visita dum bocejo, às vezes em momentos inoportunos, a lentidão de reacção e, em casos maiores, a sonolência que por vezes aparece na parte anterior do cérebro. Obrigo-me a reforçar o café e a desejar imenso a minha almofada.

Porquê ficar a dever horas à cama e não regularizar a dita dívida às prestações, com pequenas sestas? Por alguma razão é uma palavra com tantas variantes e com importância secular em várias culturas. Seja a sesta, seja a power nap, a siesta dos espanhóis, o sonegar (um compromisso de descansar de olhos fechados, mas ainda alerta), o cochilo ou o passar pelas brasas…a ideia é única: descanso a meio do dia aumenta a vitalidade no período da tarde. Os médicos recomendam…

Ora vejam exemplos desta estratégia tão sábia, que dei por mim a fotografar, com alguma inveja, confesso. Esta malta certamente não deve horas à cama. Terá a sua situação fiscal de sono regularizada...que bom! Quem precisa dum colchão ou almofada?


 Conforto com “almofadinha” e mãos entre as pernas.


 Sesta e alongamentos da coluna.


 Nem a cadeira partida o demove duma soneca.


 Se não houver espaço para deitar, cochila-se sentado…em equilíbrio...


 À vontade! Dormitório cheio de espaço…


 Enquanto não há clientes para o táxi, passa-se pelas brasas.


 AAahhhh...que bela “caminha”…



Power nap nos transportes. Quem nunca fez?

2 comentários:

Bichocao disse...

Desculpa não ter enviado um comentário mas esta leitura deu-me um grande sono!! Eh eh eh!!

Isa disse...

Nos países/localidades de muito calor é obrigatório sesta, vide Alentejo, Bahia :)