28 de junho de 2007
De férias...
20 de junho de 2007
Só visto...
....e a resposta está para além do constitucionalmente compreensível. A resposta é: p-o-r-q-u-e l-h-e-s d-e-u n-a c-a-b-e-ç-a. PONTO FINAL
19 de junho de 2007
Já cá canta...
17 de junho de 2007
Conduzir em Luanda!!!
Qualquer descrição feita neste post ficará muito aquém da realidade que é o trânsito em Luanda, mas é a melhor maneira que eu tenho de vos fazer chegar tal cenário!
Decorridos apenas três dias de estar em Luanda a minha chefe teve uma ideia: "olha André, leva agora o carro para te começares a habituar a conduzir cá. Eu e o Pedro vamos contigo e indicamos-te o caminho!". Óptima ideia, mas conhecendo o trânsito, de forma geral, em África e observando as estradas de Luanda, não se previa ser fácil! Mas aceitei o desafio...aí fui eu.
A concentração era máxima, porque os obstáculos à minha normal progressão eram muitos: buracos que engolem uma roda e só se topam mesmo em cima; buracos que engolem um carro e estão cobertos de água (exigindo velocidades inferiores a 3 km/h); pessoas que serpenteiam os carros, na esperança de atravessar o rio turbulento que são estas estradas; sinais de trânsito que não lembram a ninguém; sinais de trânsito de que não se lembram os policias, tendo nós que prever se a rua é de sentido único ou não, por exemplo; os selvagens que os condutores são; a imprevisibilidade dos carros nossos vizinhos a cada momento; o não conhecimento, por parte de alguns condutores, de alguns sinais de trânsito!!
Volta e meia vinha um berro do meu colega sentado ao lado.
- Bolas, o que foi pá? - perguntava eu espantado pelo berro
- André, era para virares à direita!! – diz ele com ar de que eu seria obrigado a saber
- Epa, eu não sabia, calma!
- Oh André, eu disse 3 vezes que era à direita!!
HHmmm…e talvez ele tivesse razão! Apercebi-me então que o meu coração bombeava litros de sangue a mil à hora, mas apenas para algumas funções: visão, tacto e algum raciocino! Era como que um canalizar de concentração para um número restrito de capacidades! Está cientificamente provado que o homem não consegue executar muitas tarefas ao mesmo tempo, não é? Pois eu senti isso na pele!....comprovo!!
Obviamente que a audição foi prejudicada por este fluxo desproporcional de sangue, assim como a linguagem, os movimentos não necessários, ou a memória a médio prazo…não me lembro sequer se na altura conseguia respirar!!
Deixo-vos então com algumas imagens, além da primeira, que fala por si!
Qualquer espaço onde seja possível enfiar um carro é tranformado numa nova faixa! Nem que para isso tenha que se roubar um bocadinho de faixa contrária...há gente aqui com muita pressa! Chega-se a inventar 3 faixas no espaço de duas para depois afunilar tudo mais à frente apenas numa!! Resultado: fica tudo entupido, ninguém anda para lado nenhum!
O policia sinaleiro (espécie em vias de extinção!) vem dar alguma ordem aos cruzamentos! Há um fenómeno que ainda não percebi porque continua, mas que se fosse resolvido, ajudava TANTO!!...À chegada dum cruzamento, mesmo que o automobilista tenha prioridade, ele pára, porque não sabe se o outro vai parar ou não! Resultado, todos os carros, à chegada de um cruzamento PARAM...e depois, quem for mais perstistente passa...O policia sinaleiro ajuda bastante neste facto, mas...às 18h vai-se embora! Todos sabemos que começa aí a hora de ponta e complica-se mais o trânsito, mas se não lhe pagam para isso...vai embora, pois então!!
Posso garantir-vos que neste momento estou uma perfeita besta a conduzir...tive que me adaptar, compreendem? Poucas prioridades dou, refilo, insulto, buzino (coisa que raramente fazia em Portugal), não respeito muito os peões (o que me surpreende a mim próprio!!). Não são coisas de que me orgulho, mas tenho a imperssão de que se um europeu vem para cá conduzir como faz na Europa....não sai do mesmo lugar!!
15 de junho de 2007
Kit do brigadista
Quem conhece o meu gosto pelo campismo deve compreender o meu fascínio ao ir descobrindo esta caixa! É que com esta caixa e uma garrafa de água (qualquer tipo de água) podemos sobreviver em qualquer local!
De realçar alguns elementos:
- Pastilhas purificadoras de água. Lindo, vamos buscar água ao rio, misturamos uma pastilha destas, agitamos e já está...bebível!!
- Bolacha Maria (o que confere a esta bolacha um estatuto impressionantemente internacional)
- Doce de maçã (sempre um requinte neste tipo de coisas)
- Um abre latas que é um achado do desing de equipamento. Mais pequeno que um isqueiro, faz a sua função de forma irrepreensível.
Quando chegámos a Luanda, um dos senhores do CTE deu-me um destes Kit's por piada...quer acreditem ou não, quando cheguei a casa não havia gás! Solução? KIT DO BRIGADISTA......fiquei fã!!
13 de junho de 2007
Passeio de Domingo
VIVA SANTA ENGRÁCIA!!!
Ficou em 15º lugar...mas é meio caminho andado para melhorar!!!
VIVA SANTA ENGRÁCIA!!!
11 de junho de 2007
Dala...

As pessoas foram sempre impecáveis, começando pelo comandante Cliofas que já me tinha acompanhado no meu trabalho de GPS.
Nada a dizer das instalações, a não ser do preço! Incompreensivelmente o custo de uma dormida era de 81 euros!!! Caríssimo para o local e para as condições! Não me estou a queixar, até porque eram dignos os meus aposentos na hospedaria T-C-H-I-H-U-M-B-U-É...nome do rio que passava na localidade, mas um pouco exagerado o preço, não??
Naquelas horas em que estive na localidade, devo ter sido, arrisco a dizer, o único branco que por ali andava! Senti que, à noite, as pessoas iam à hospedaria e observavam-me atentamente como se eu fosse uma coisa muito estranha! Pelo que o meu pai me contou há uns tempos, houve reacções parecidas nas aldeias portuguesas quando começaram a aparecer os primeiros pretos!
É estranho sentirmo-nos estranhos...e sem razão aparente para isso!
Mas o facto de ser branco, ou pelo menos ser forasteiro, suscitou o interesse de algumas personagens da aldeia! Quando de manhã começava a preparar a minha boleia para me levar a Saurimo, eis que entrei num filme!
A primeira cena teve como personagem o Sr. Lucas, chefe da polícia local! Ainda não eram 9h e já ele fazia escorregar Super Bock's pela garganta abaixo! Visívelmente alegre e visívelmente contente por me ver, insistiu que bebesse alguma coisa com ele. Eu disse não. Ele insistiu. Eu pedi desculpa mas não. Ele insistiu. Cedi... Ao fim de alguns minutos era o melhor que lhe tinha acontecido nos últimos tempos, era Português, era Angolano...história, amizade, tudo nos ligava! Aliás, gostou tanto de mim que insitiu que eu ficasse na localidade por mais uma noite...ficaria em casa dele, impôs-se como autoridade! No calor do alegre entusiasmo disse mesmo: "não vou deixar que apanhes boleia, ficas em minha casa, vais conhecer umas mulheres aqui da aldeia"! Pensei:" estou lixado...o chefe da polícia vai-me prender aqui...o que hei-de fazer?"
Mas tudo numa base de amizade...ele gostou muito de mim, foi apenas isso...troca de telefones, promessas de falarmos, esperança de nos vermos e um até breve!!
Ver no Google Earth (Lat:-11,178856; Lon: 20.220864)
7 de junho de 2007
Missão de trabalho: Lundas
Eu andava apenas à boleia desta maravilhosa máquina e o meu trabalho nada tinha a haver com ele...apenas me parasitei para poder chegar a locais tão remotos! Então o helicoptero arrancou de novo para continuar serviço e eu fiquei na vila a recolher pontos GPS. Combinámos que eles passaria daí a pouco, eu entraria de novo e voávamos então para a cidade mais próxima, onde pernoitariamos. Combinado!
E a história em Dala fica por aqui, porque se me estender já justificaria outro post, garanto-vos!
Nada que 3 ou 4 paragem técnicas não resolvessem...águinha no radiador e siga! Mas em cada paragem técnica havia a necessidade de pegar de novo o motor...empurra e siga!
Água no radiador
Embatemos num tronco por baixo do carro, descaíu a panela e ficámos encalhados na picada. Há um dos gajos que diz: "porra, agora é que dormimos no mato!!"
"Bolas, dormir aqui??" - as pernas começaram a não me responder - "mas calma....eu empurro, eu escavo, eu arranco a árvore e as suas raízes...dormir aqui é que não PORRA!!"
Cinco homens, muita força, muita estratégia e....carro solto!! Maravilha...mas agora teríamos que ligar o motor...empurrando, lembrem-se!! Empurrando na picada lá pegou o carro....siga!!
Uns quilómetros mais à frente, um cheiro terrível a queimado! Será o motor que está a dar as últimas? Aí pensei: "bom, se calhar não será assim tão mau dormir no mato...estrelas e tal", já me estava a mentalizar, claro...para o pior! Parámos, água no motor e....siiiggggaaa!!! Mas o cheiro continuava e um deles, ao sair do carro diz: "Epa, o pneu tá a queimar!!!". Com a deslocação da panela, o escape colou ao pneu e estava a queimá-lo...e mais uns quilómetros e PUM!!....e lá viria outra vez a ideia de dormir no mato!
Pontapé, cabo, aperta....tá bom e....ssiiigggaaa.....6 horas depois cheguei ao destino! Tão bom...heli à vista!
Para terminar este post, que já vai longo, acabo a explicar o porquê da necessidade de haver dois mecânicos na tripulação: o heli, num dos aeroportos, não pegava!! Era das velas...era mesmo...abre o "capô", desaperta, limpa, encaixa e....ssiiiigggaaaa!!!
Calma, nada de pânicos...estas coisas acontecem...quem nunca chegou atrasado porque o carro não pegava!?