28 de setembro de 2007

Quimbos em Ondjiva

Desloquei-me de Luanda a Ondjiva num instante, de avião. Por aí não houve questão nenhuma…uma viagem tranquila num belo boeing 727. A questão é a mudança radical de localidade. Ondjiva fica bem no sul de Angola, na zona central, a uns 40 quilómetros da fronteira com a Namíbia. Onde se notou a maior diferença foi na vila em si. Vindo de um ambiente densamente urbano, vim parar a um local bem pacato! Apesar de ser capital de província (o que corresponde a um distrito em Portugal) a vida aqui passa-se com MUITA calma.
Avenida principal de Ondjiva...à hora de ponta!
Há conceitos que visivelmente se alteram: um aglomerado de três carros já é um engarrafamento; de uma ponta à outra da vila, de carro, a 40Km/h, demora-se pouco mais de 5 minutos; o maior edifício tem 2 andares e a água chega-nos a casa através de carrinhas “tipo cisterna”.
O movimento é tão calmo que, em plena vila, as formigas têm tempo de construir impérios, torres de habitação. Aqui têm o nome de “areias de salalé”…é assim que chamam estas formigas trabalhadoras…
Mas o conceito que me fascina mais aqui é o dos Quimbos. São simples e comunitários. O terreno é do estado, a ocupação/exploração é das pessoas. Tem uma cerca grande, feita de paus, a limitar todo o terreno. Dentro desses limites há várias casas de palhota, umas para pessoas e outras para animais, e ainda o terreno de cultivo.
Pode lá viver uma família só…ou podem viver várias famílias…já contando com os descendentes. O tamanho do Quimbo é definido em função da capacidade de trabalho, com a agricultura e com o gado. Há um chefe (claro!) que pode ter até 5 mulheres…todas oficiais! Imagino que seja qualquer coisa como uma casa para cada mulher…depois o homem escolherá com quem passar a noite! O que não é nada mal pensado, principalmente para aqueles países onde a taxa de mulheres é maior do que a dos homens! Permite-se assim, resolver a questão das mulheres que “ficam para tia”! Impressionante, quase inacreditável, é que esses homens ainda têm amantes, não oficiais!! BOLAS...terão tempo para trabalhar??

4 comentários:

Bichocao disse...

UE!!!!!!!!!!!!!!!!
EU!!!!!!!!!!
AHHHHHHHHHHHHHH!!!
Voltou o blogue, pá!!!!!!!!
Agora vou dar aulas e logo posto mais!!
5 mulheres oficiais??????
OPS!!!!!!!!!!!!!!!1

Joana disse...

Vida parece bem diferente nesta pacata vila...deve ser bem giro conhecer o outro lado de Angola, longe de Luanda.

macaca bzana disse...

5 Mulheres oficiais e amantes???? Vila pacata???!! Não me parece nada... aquilo deve ser a loucura!! LOL
Beijosssssss

sandra disse...

5 mulheres oficiais e ainda amantes???!!!! Isso é que é um povo cheio de tes... Não admira que exista tantos casos de SIDA nesse Continente.