28 de fevereiro de 2008

Olá?

Há um fenómeno estranho aqui em Luanda. Tenho notado o mesmo fenómeno noutras partes de Angola, mas pelo facto de Luanda ter cerca de 5 milhões de pessoas (ninguém sabe ao certo!), há mais impacto no acontecimento.

Ao cruzarem-se em Luanda, há uma tendência para os brancos se entreolharem na expectativa de se cumprimentar!

É como estarmos numa qualquer aldeia em Portugal em que, por sermos poucas pessoas, inevitavelmente temos tendência para nos cumprimentar. Nos tempos mais modernos, no entanto, já há alturas em que hesitamos! Será foleiro? Será antipático? Eu cumprimento sempre. Mas aqui em Luanda? Cidade enorme que fervilha de agitação!? Cidade onde se encontram quase metade das nacionalidades mundiais!? Cidade onde essas nacionalidades se fundem, de diferentes maneiras com os Angolanos…e as Angolanas, bem entendido!?

É como passarmos por alguém que já não vemos há demasiado tempo para nos lembrarmos de onde a conhecemos. Quando os olhares se cruzam…e prendem…ficamos na duvida se acenamos ou não!

Que tipo de cumplicidade é esta aqui em Luanda?...que não compreendo nem gosto! Parece-me a mim um mundo paralelo, à parte do mundo Angolano, onde, afinal, todos escolhemos viver. Do outro lado do olhar pode estar um norueguês, um australiano, um russo. Qualquer nacionalidade que me diz menos do que qualquer Angolano, às vezes tão parecidos com os Portugueses. Pelo incontornável passado, considero um angolano mais “povo irmão” do que um russo! Então Portugueses e Angolanos deveriam acenar também, reflectindo esta cumplicidade…mas isso seria cansativo sim…sem dúvida!!

Não querendo ser extremista: ou não aceno a ninguém, ou aceno a todos…e não faria mais nada na vida! Estou fora deste “jogo” do desconhecido amigo branco cúmplice.

6 comentários:

macaca grava-por-cima disse...

Mais um vez estás de parabéns andré! ;-)

Bela crónica. De facto, deve ser um bocado constrangedor (não sei se é esta a palavra, mas não encontro outra melhor...)

macaca grava-por-cima disse...

Ah!!! E bom título e bela ilustração!

Este blog está a ficar muito profissional!

Joana disse...

Numa cidade de 6 ou 7 milhões é um bocado estranho esse comportamento...dizem olá porque têm a mesma cor de pele?

macaca bzana disse...

Belo post! Parabéns Andrezito!
Agora a solução: usa oculos escuros e assim não tens que cumprimentar ninguém... eles não sabem para onde estás a olhar! LOL

Anónimo disse...

Na tua lista de nacionalidades esqueceste a transístria!!!!!

Anónimo disse...

Mais um interesse... As curiosidades que se aprendem.

Já disseste tudo!! É a melhor opção