19 de fevereiro de 2008

Presentinhos...


Sorrio em antecipação!

A cidade de Luanda está cheia de “presentinhos” prontos a desembrulhar…
Os presentinhos são novos sinais de trânsito. É sabido, já há alguns meses que o sentido das ruas desta cidade vai mudar! O projecto é ambicioso. Vão trocar, renovar ou implantar sinalização de todas as ruas do centro de Luanda! Ruas de dois sentidos passam a um. Onde se pode virar, vai deixar de se poder. Surgem mais sinais de prioridade, etc… A nova sinalização, pouco coberta com uns panos, deixa antever a nova fluidez do tráfego.

O transito nesta cidade é mais assustador e complexo que o caos! Caos é o desgoverno, é a aleatoriedade dos acontecimentos, muitas vezes, maus. O trânsito aqui é a selva!! Cada um por si…

Calculo que esta mudança de sinais tenha como base a preocupação de fluência rodoviária. Não me compete a mim avaliar essa decisão, até porque não conheço TODO o projecto e não sou um estudioso da coisa. Tenho, contudo, a minha opinião (claro) como bom português que opina sobre o que sabe e o que não sabe. A meu ver teríamos que começar por tirar a carta a metade destes condutores. Os que conseguissem ficar com carta, seriam pulverizados diariamente com pozinhos de bom senso. Teríamos que instruir devidamente os polícias de trânsito e fazê-los respeitados no terreno. Teríamos que arranjar os bur…as crateras destas ruas. Seria um começo… Mas este post não serve para isto, porque como comecei por dizer, não sou eu que tenho o projecto na mão.
Este post serve para levantar uma dúvida sobre os presentinhos. Será que vão desembrulhar tudo no mesmo dia? Só de pensar nesta hipótese até fico assustado!! Na bela manhã do dia seguinte os automobilistas seriam recebidos por uma cidade virada do avesso. As ruas transformar-se-iam em labirintos para quem faz o mesmo caminho diariamente… Buzinas, pequenas e médias colisões (porque com a velocidade deste trânsito excluem-se as grandes!), insultos…imagino que será o resultado! Toda a gente sabe o impacto que tem a mudança de UM sinal de trânsito, não é? Já sucedeu a todos: “olha…aqui passou a ser proibido virar! Ora bolas…como faço agora?”. Imaginem uma cidade inteira nisto! Haverá pessoas perdidas durante dias, haverá ruas de três sentidos que, para quem não sabe o que é, é muito frequente em Luanda.

Alguns sinais parecem estar já a descoberto. A questão é: “já está a contar?”. Pelo que vejo não! Senão não haveria uma rua de sentido único com proibição de…sentido único!!
A falta de informação está neste momento a levar a uma descrença dos sinais de trânsito! “Tá bonito, tá!”. O que sucede agora, com estes sinais novos…ou direi no intermédio…ou direi destapados pelo vento, enfim…seja como for…ninguém lhes liga nenhuma.


Muito comum dentro de um carro:
- Epa, por ali não se pode virar…
- Vira na boa, que isso é dos sinais novos…

Outro fenómeno, no mesmo contexto, é o aparecimento de nova sinalética. Mais adaptada ao trânsito local, mais acessível aos condutores africanos, mas expressiva…ou terá sido montado à pressa?
Mas quando começa mesmo a valer pá? Quando se fará o “1,2,3…tá a valer!!”?
Até lá, Srs. Bate-Chapas, vão esfregando as mãos…

5 comentários:

macaca bzana disse...

Em primeiro lugar, espero que só destapem esses sinais quando já estiveres em terras lusitanas... MEDO!
Depois, espero que reaprendas a conduzir... porque com a prática que vens de Angola, é melhor fugirmos quando te virmos dentro de um carro! LOL

Joana disse...

Eles deviam marcar um dia para lançamento de nova circulação.

Gritavam 1, 2, 3, e destapavam tudo ao mesmo tempo, com ruas cheias de carros!! Seria uma loucura!!!

Tu podes fotografar de uma janela de um prédio, nunca da rua, claro!!

Anónimo disse...

Estas coisinhas todas embrulhadas fazem-me lembrar o apartamento de Lisboa no seu esdtado actual.

Anónimo disse...

DE LOUCOS...
Mas realmente como será essa reviravolta feita? hummmmmmm

Isa disse...

n sao só os bate chapas, são os polícias na caça à multa tb... que confusão, meu deus, o ideal seria fazer isso ao domingo, aos 2 sinais de cada vez...