31 de março de 2008

Miss Mina

O governo de Angola está a promover um concurso de beleza entre mulheres...que tenham sido afectadas por minas. A guerra civil em Angola deixou um rasto engenhos explosivos como não há noutro país Africano.
Numa primeira abordagem, até pode parecer uma brincadeira de mau gosto, um acontecimento desagradavelmente invulgar! Mas num país onde, por ano, são afectadas cerca de 400 pessoas, este é um tema para o qual muita gente deve estar sensibilizada. Quem passa numa mina vê a sua vida alterada em segundos. As armas frias e estratégicas durante um cenário de guerra, são agora dispositivos fatais deixados em terrenos onde as pessoas tentam refazer as suas vidas. Amputações, lesões graves ou morte...e todos estão sujeitos!
Neste link poderão ver algumas fotos das candidatas. Dezoito mulheres, representativas das dezoito provincias, deram a cara por esta causa. Não deixo de ficar sensibilizado com a entrega delas. Apesar de todas estarem visivelmente (e invisivelmente) marcadas pelo flagelo, entregam-se nesta causa, mantêm-se bonitas e seguem a vida possivelmente normal...
Parabéns às misses que, na minha opinião, já ganharam todas.
Parabéns à iniciativa.

2 comentários:

macaca grava-por-cima disse...

Mais um post que nos sensibiliza... E como...

De facto uma iniciativa de louvar, com qualidade, sem explorar gratuitamente a miséria destes casos, mas expondo-os de forma a prevenir e alertar para o problema das minas.

Um apontamento muito interessante, sem dúvida, andré... Que nos dá a conhecer um país que está a tentar olhar para o futuro, corrigindo "mazelas" antigas

Joana disse...

Que nós estomacal que o site me provocou!!