Hoje gostaria de vos trazer alguns registos sobre a história de Moçambique. Como tem sido hábito, faço alguma pesquisa para vos entregar a melhor informação possível. Neste momento o centro e norte de Moçambique estão com sérias dificuldades de comunicações, telefones e internet, por causa duma avaria. Não deixa de ser possível, no entanto, este Tertuliante perscrutar outras fontes de sabedoria e partilhá-las. Por isso aqui ficam algumas notas da história, contadas com o apoio de reais notas históricas.
E outras tantas coisas que se lhe diga tem a conferência de Berlim que, em 1885, reuniu as principais forças europeias colonizadoras e…dividiram África a seu belo prazer! Como crianças a fazer castelos na areia e a colocar pedrinhas nos seus terrenos e a dizerem: “a partir daqui é meu, não podem tocar!”. Esta divisão é culminada em 1891, com o acordo entre Portugal e a Grã-Bretanha, a potência colonizadora que ocupava toda a envolvência, excepto o norte. É então definida a fronteira que ainda hoje se conhece.
No inicio de 1914 é imposto o escudo. Impresso pelo extinto Banco Nacional Ultramarino, com uma mensagem que dizia: “pagável em Moçambique”. As figuras que apareciam em cada nota eram de origem Portuguesa, mas com acção em terras Africanas.
ESCUDO – Notas compradas na praia, num admirável bom estado, por cerca de 3,5 euros
Depois da independência, Moçambique retomou a anterior moeda, o Metical. O agora chamado “Metical da velha família” foi introduzido em 16 de Junho de 1980. Simbolicamente 20 anos depois do massacre de Mueda, tido como o ponto de viragem para o inicio da luta armada pela independência onde, como forma de intimidação, as autoridades portuguesas mataram mais de 500 pessoas.
9 comentários:
5 estrelas! :) Nada como conhecer um pais desde as suas origens... até aos dias de hoje, em uma passagem pela cultura e beleza paisagística...
Continua André :D
Nao e' um filho, e' um inteectual!!!
ooooooooohhhhhhhhhhhhh..... mas eu não sabia que o dono deste blog era o José Hermano Saraiva!!!!
OVER!!! :-))))
Adorei André, simplesmente adorei o post :) e gostei das imagens das notas, e do escudo :) apesar de não ser o nosso escudo (caneco, parece que foi há tanto tempo...) Mas aquela nota de 20 paus pareceu-me mt familiar :) Bjos
lindo priminho......lindo!!!
Muito bom! Como não podia deixar de ser....
Hummmm....essas notas ficavam mesmo bem na minha colecção! :)
Sojieb
es um professor nato!! tens a quem sair...............!
mercado negro de notas na praia!!! Boa aquisição.
bjs
"Reza a história que o reinado Bantu estabeleceu-se, no séc. IV"
Não quero ser deselegante, estragar a festa, nem esse é meu propósito.
No entanto, seria bom rever "reinado Bantu", designação geral para os Povos que migraram para sul, e ocupam hoje a quase totalidade da África Sub-Sahariana.
Cumprimentos.
Enviar um comentário