8 de novembro de 2010

Postais da Tailândia


Devia lá ter ficado um ano, e não estou a brincar. A Tailândia é uma caixinha de surpresas: tem praias lindas, vegetação, templos e cultura, cidades, mercados, etc..e as pessoas são simpáticas.

Com um barco, que me pareceu ser mais de rio do que de mar, iniciámos a nossa ida para a ilha de Koh Pah Ngan. Oito horas de viagem que nos pareceram ser intermináveis, antes de embarcar. Oito horas que voaram e de repente já tínhamos chegado, movidos pela festa que nós mesmo fizemos.

Koh Pah Ngan é uma ilha muito turística com dois principais propósitos: praia e festa. Ambas acontecem todos os dias, mas a última, dependendo da intensidade, poderá sobrepor-se à primeira! É preciso cuidado… Não conseguimos estar presentes na famosa Full Moon Party que, todos os meses, junta 10 mil pessoas a dançar na praia.
Fomos à Half Moon Party que não nos pareceu ser proporcionalmente metade da mais famosa, mas deu para abanar…5 horas sem parar! O Dínamo Tertulianense marcou presença e foram vários os curiosos a observar a bandeira…


Os dias de férias chegavam dolorosamente ao fim e rumámos a Bangkok, despedindo-nos das ilhas em festa.

A Bangkok chegámos a horas impróprias, depois de um autocarro nocturno e molestados pelo cansaço. Mas não havia tempo a perder. Banho, pequeno-almoço e passeio dedicado aos vários templos. Um deles anuncia a maior colecção de budas da Tailândia…e lá budas têm eles. Um deles com lugar especial, para se espraiar deitadinho, em representação do Nirvana…




O trânsito que o rio de Bangkok tem é algo de impressionante. Barcos, embarcações e pequenos cascos a toda a hora, num rio bastante agitado. Tudo funciona, para espanto dum leigo em matéria náutica, e não assisti a nenhum acidente.
Deixei-me navegar ao sabor das ondas e atmosferas e cheguei a bom porto.

Os mercados são a cada esquina…vendem de tudo a preços competitivos. Muitos produtos de contrafacção, mas que até parecem verídicos. No meio disto, podem-se pedir fatos, à medida, a partir de 50 euros.

O Vasco pediu 2 fatos e saiu de lá um senhor, passado algumas horas. Medido às 22h, no dia seguinte às 15h já tinha quase tudo pronto para provar e afinar.

A comida é um must, eu diria uma bandeira de boas vindas aos estrangeiros. Muito à base de vegetais…têm uma panóplia de pratos quase sem fim…e quase sempre deliciosos. Também há, na rua, uma oferta de petiscos mais exóticos: gafanhotos, larvas, o que me pareceram baratas e escorpiões. Tudo frito e pronto a trincar. Os meus companheiros de viagem ainda provaram algumas dessas iguarias, mas o meu estômago deu um nó na base do esófago e recusou tal experiência! Tivemos ainda oportunidade de visitar um restaurante coreano, com uma excelente guia, que nos mostrou vários sabores e saberes. Aprovados.

Os tuk-tuk’s são mais do que uma imagem de marca. São uma aventura, principalmente a abrir estrada fora. O barulho e a proximidade da estrada dá-nos a sensação que vamos a bordo duma nave, em direcção à quebra da barreira do som, mas não…é apenas cagaço pela louca condução. Todos com decoração pormenorizada e com as suas próprias restrições.


Depois temos a cidade moderna que, a meu ver, não soube crescer como devia. Estradas sempre entupidas, arranha-céus de mau gosto e uma instalação eléctrica de meter medo.

Ficou feita a amostra à Ásia…com nota positiva. Retive alguma da cultura, do movimento e paixões.




Na recordação… muitos motivos para regressar à Ásia...

6 comentários:

Casola disse...

o sr eng trata-se muito bem! bela viagem! beijinhos alentejanos

DeM disse...

Lindo primooooo!

Adorei o conceito de Dínamo Tertuliense e claro o autocolante restritivo do tuk-tuk, (a boleia dos corajosos e audazes) !

mil beijoooos

Isa disse...

Adorei André ;) fiquei com vontade de ir. Bjos

macaca grava-por-cima disse...

bonito relato, mais uma vez... retive a gastronomia tailandesa (que é realmente deliciosa) e os motivos para voltar à Ásia ;-)

Bjs

Sara disse...

de acordo com a gastronomia....excepto os insectos...dispenso completamente!!! adoro a tailandia...e vou para la dia 18 de dezembro.....volto a 29!! duro duro.....:))))
beijos lindo...volta sempre...

Joana disse...

isso é que é amor à causa, a bandeira do Tertulianense na Tailândia no meio do dancing!!! Uau

Texto cheio de dicas especiais. ;-)

bjs