10 de fevereiro de 2011

Imaginação infantil

Brincar é importante. Eu diria fundamental para crianças e saudável para adultos! Quem não se lembra de: “agora estas rochas são o meu castelo, só entras se conseguires ganhar-me e só podes ter 5 balas…”, ou “Vamos construir uma pista de carros maior do que da outra vez e fazer uma corrida…”? Ou atirar sapatos aos ramos das árvores a ver se caíam frutos. Às vezes tinha-se sorte, outra ia-se para casa descalço e com fome. Ou simplesmente atirar pedras uns aos outros e parar quando o primeiro partisse a cabeça. Aahhh...recordações!

Momentos de pura imaginação que só ajudam a criança a crescer. Momentos de absorção onde se pode ser o que se quiser, durante o tempo que parece ilimitado…até os adultos chamarem para alguma tarefa certamente menos apelativa.

Há contextos sociais onde há uma oferta vasta brinquedos, todos eles aprovados por regras de segurança internacionais e pensados para os diferentes estímulos da criança. Há contextos sociais onde essa oferta é inexistente, embora persista a intuição de brincar, transversal a todas as crianças saudáveis. A criança tem que ter tempo para ser criança e fazer coisas próprias da idade. E…onde não há feito, inventa-se!





Foto: Yumi Choi

Foto: Yumi Choi







E depois disto, se não se importam, vou brincar…


6 comentários:

macaca grava por cima disse...

bem... esses matraquilhos são qqr coisa!!! beijocas e boas brincadeiras

Joana disse...

que delícia....

Bichocao disse...

Não vi aí os matraquilhos que são de facto um must!!!!!

Isa disse...

Nem mais, André, estimula a criatividade :) adorei os brinquedos artesanais :)
Bjos e brinca muito :)

Maria Teresa Carvalho disse...

sempre ouvi dizer que "a necessidade aguça o engenho" ...

beijo de mulata disse...

Adoro!

http://beijo-de-mulata.blogspot.com/2011/03/grande-e-poesia-bondade-e-as-dancas.html