7 de agosto de 2017

A noite das tartarugas

O tema é quente em Cabo Verde. Há relatos históricos que ligam as tartarugas à demonstração de bravura ou simplesmente a um requinte gastronómico. A incontornável verdade é que neste momento se trata duma espécie ameaçada…


 …e os hábitos têm que se mudar, se queremos dar alguma qualidade à nossa estadia na Terra. Lembram-se que se fumava nos aviões? Lembram-se que não há muito tempo havia o conceito de português de 2ª classe (nascidos nas colónias)? Pois é, se o ser humano quer evoluir, há que ir continuamente melhorando comportamentos!


Aqui fica a minha humilde homenagem às tartarugas e o esforço para dissipar qualquer ideia estupida de voltar a comer tartaruga ou os seus ovos.

Numa noite de luar tive a oportunidade de visitar uma das praias da Boa Vista que, nesta altura, recebem as visitas nocturnas das tartarugas.

Foto: Marco Stiehl

O mistério deste acontecimento é que um animal que passa toda a sua vida no mar, venha à praia na altura da desova. Sozinha, na calma da noite, a fêmea segue fiel os seus instintos, atracando à beira mar e lentamente dirigindo-se à areia seca. 


Se por algum motivo não encontra o local apropriado, aborta a missão e regressa ao mar. A próxima tentativa de desovar pode ser feita nas próximas horas ou dias. Está visto que o trabalho de parto das tartarugas segue o seu próprio ritmo.


Cabo Verde é dos locais mais importantes de desova no lado oriental do Atlântico. A Boa Vista é uma ilha privilegiada, com dezenas de praias e muitas delas com a paz suficiente para receber as tartarugas. A capacidade de reprodução das tartarugas é baixo, por isso, o momento de ver a tartaruga a vir à praia pôr ovos é mágica. Uma dádiva da mãe natureza.


Quando encontram o local apropriado escavam com as patas traseiras alternadamente. Instintivamente sabem a profundidade do buraco, ou simplesmente param quando a pata já não dá mais.






Colocam dezenas de ovos. Quantas crias irão sobreviver?





Depois da tartaruga colocar os ovos o Carlos coloca-lhe uma marca e toma anotações no seu bloco, para monitoria das próximas visitas. 


Regressam ao mar, sem hesitação. 


Obrigado e até breve…

3 comentários:

beijo de mulata disse...

Obrigada pela partilha!

(um) beijo de mulata

Joana disse...

que momento NATIONAL GEOGRAPHIC!
UAU!

macaca grava-por-cima disse...

mágico!
(não sei se já disse, mas este layout do blog em quadradinhos não sei se me apraz...)