24 de janeiro de 2008

Taxi...TAXI...


Finalmente! Há tanto tempo curioso por experimentar uma viagem de candongueiro, eis que surgiu a oportunidade… O termo candongueiro é aplicado na generalidade, é o conceito de transporte. O nome mais usado, para quando uma pessoa se refere à sua deslocação, é o táxi. E é um táxi…comunitário!
Na ausência de carro da empresa e de todos os motoristas, fui desafiado, pelo colega Edmar, a deslocar-me de Táxi. Aceitei de imediato! Sozinho não me aventuraria, mas com um “guia” como ele achei que, não só seria seguro, como seria mesmo A oportunidade de ouro para me estrear…

Toca de ir para a rua e começar… Fiquei fã!! A frequência de táxis é alucinante. Imaginando uma contagem dos “azuis e brancos”, estimo uma relação de 2 destes em cada 5 veículos…
Este passeio permitiu-me conhecer um pouco mais desse desconhecido mundo. Se até agora só os fotografava e via os seus comportamentos animalescos na estrada, com esta experiência foi-me possível compreender mais, e por dentro! É isto que vos conto neste post.
À passagem dos táxis, a indagação do seu destino apoia-se numa complexa linguagem de códigos.
Apontando com o dedo na direcção que queremos ir, o “Condonguista” decide se pára ou não… Se afrouxa, o cobrador diz o destino. Mas o destino, para quem não conhece…não é suficiente!! Muito bem, sabemos para onde vai, mas não sabemos por onde passa. Então no meio da confusão de entra e sai, carrega galinhas, sai peixe, entra grávida, sai idoso, tentamos ter uma ideia do itinerário….LUXO!

A cobrança é feita já dentro do candongueiro e é chapa 50Kwanzas (~0,5euros).
Apanhei dois táxis, na ida e no regresso. O primeiro, a estreia, foi muito tranquilo…iam mais 4 pessoas no táxi, havia espaço, musica suave, janelas abertas…cenário ideal para inicio! No regresso, como o táxi seguia para o mercado, o cheiro a peixe era quase asfixiante, as janelas estavam abertas mas nem se notava! Com 16 pessoas lá dentro, a música em altos decibéis era o que menos incomodava …

5 comentários:

Joana disse...

Xiiiiiiii, patrão!!!

As 16 pessoas como cabem lá dentro, uns ao colo dos outros?

macaca grava-por-cima disse...

Hum... Ca bom!!! Cheirinho a peixe... Deixa lá que eu já andei em táxis em LX cujo cheiro não era a peixe, mas era igualmente pestilento...

macaca bzana disse...

16 Pessoas??? Grande festa! Mas a Grava Por cima tem razão... há taxis por cá que cheiram muito mal... Já para não falar da condução!
Beijosss

Anónimo disse...

Isso é que foi coragem, especialmente pela maneira louca como os candongueiros conduzem.Estou a viver em Luanda há um ano(enfim, com as idas a Portugal, provavelmente são 6 meses)e não me consigo habituar ao trânsito caótico.Achei muito divertidas as suas descrições.

macaca grava-por-cima disse...

Fazendo referência ao post anterior... Olha que a julgar pela foto a tua pele até está bem escurinha...
Safado!!!!