13 de setembro de 2009

Viver no mato...

O planeta é enorme, os horizontes grandes e as formas de vida muito variadas. Venha conhecer como se vive perto do parque nacional da Gorongosa, um viveiro de vida selvagem, no centro de Moçambique.

A 70 Km da cidade mais próxima, fará um caminho de terra batida, estreito, que o afundará no mato. É raro ver "bicharada" já neste local, mas há relatos de leões e elefantes por aqui. Por isso, esteja sempre atento.
Perto do portão principal do parque vive uma familia sul africana. Casal e 4 filhos. Vivem no e com o mato. Irá certamente deliciar-se, como aconteceu comigo, ao ver a arquitectura da casa...onde as paredes e tecto são contruídos de canas!
A fusão com a natureza parecer ser mesmo uma questão de atitude. Não há portas nem janelas e as divisões são presentiadas com árvores que foram deixadas incólumes. Não é, contudo, por viver com o mato que se deixam as tecnologias de lado. Viver no mato não quer dizer viver como um selvagem! Existe todo o tipo de logistica que podemos encontrar num escritório em Nova Yorque ou em Pequim! São vários os estudantes que aqui afluem para participar em projectos de investigação...
E é por isso que esta família construiu um apoio aos visitantes, respeitando a mesma arquitectura que escolheu para a sua própria casa. Mais uma vez a fusão é a palavra de ordem. Casa e paisagem só se destinguem pelas formas, pois os materiais são os mesmo.
Uma estrutura de canas, madeira e árvores reais, fazem o abrigo a uma tenda, para permoitar.
Calma a quem diz que dorme mal numa tenda, que o chão é irregular, que dorme torto, etc...Aqui terá a garantia de que dormirá numa cama, lençóis e almofadas. Luxo!

O aquecimento de água está assegurado...à lenha! Uma botija enorme, com uma lareira permanente por baixo...e a água sai bem quentinha. Quentinha mesmo, acreditem, o suficiente para se queimar.
Também será avisado, como nós fomos, que há vários animais por estas bandas. Uns pacificos, outros nem tanto, mas é assim a lei da selva. Uns pequenos, outros grandes, como é o caso de dois elefantes que já visitaram o acampamento. Grandes e curiosos! Felizmente ficámos pelo convívio com os pequenos...
...mas nem por isso pacificos! Sabem como se chama um conjunto de formigas? Pois este em especial eu baptizei-o de "exército"!!! Organizadas, carregadas e ferozes! Acham que o pé humano é grande em comparação com as formigas? Sim, é verdade. Mas ainda assim, estes soldados bem queriam arrancar um bocado do meu!
E é também no mato, ao relento, com a banda sonora natural, que poderá preparar as suas refeições. Guisado de vaca, flambé de banana e ananás e, para terminar, um café!
Convencidos?

2 comentários:

Joana disse...

Olha que não se está nada mal no mato!!!

macaca grava-por-cima disse...

Do que mais gostei: do escritório com árvores.

Do que menos gostei: das formigas (nada rabigas)

:-D