17 de março de 2010

Viagem da praxe

Um dia nos escritórios em Maputo e, de seguida, viagem ao norte do país. A base técnica do projecto encontra-se em Maputo, mas o “material” alvo encontra-se em 4 províncias do norte: Niassa, Zambézia, Cabo Delgado e Nampula. É um projecto que se debruça sobre o cadastro de propriedade, para os leigos: registo legal de terras (dono, uso, limites, taxas, etc…). Todo o projecto canaliza-se então nas câmaras municipais e nos serviços de Geografia e Cadastro de cada província. Está numa fase de arranque…mas, até agora, “cheira-me” bem e estou motivado. Importante!

Foi este o contexto da primeira viagem: Nampula e Pemba, que durou duas semanas. Termos novos, colegas novos, horizontes novos. Parecia, imagino eu, um marinheiro acabado de chegar ao barco, a observar a sua família marítima, freneticamente ocupada com as já conhecidas rotinas, para entregar a embarcação à sua viagem. Mas um marinheiro que observa atentamente todas as manobras e que, sem as saber ainda na sua totalidade, vai tentando executar as mais simples…

Tive poucas oportunidades para fazer o que gosto, até na minha própria cidade: passear turisticamente e tirar fotos! Mas publico alguns registos…

Nampula é uma cidade bem organizada, no que diz respeito ao desenho das ruas. Rodeada de montanhas, oferece-nos um cenário quase alpino, mas sem neve. Acontecimentos geológicos interessantes, pois alguns eram autenticos menires encravados no solo!

As montanhas, neste caso, oferecem-nos um espectáculo (diário enquanto lá estive) de trovoada ao final do dia, como se este se ginasticasse em espasmos de claridade e não quisesse dar lugar, de mão beijada, à noite. Esta guerra era acompanhada por roucos (mas robustos) trovões e terminava, lavando o campo de batalha com abundante chuva, quando se estabelecia a noite.

Estive quase em casa, apesar da distância de Lisboa, quando entrei na representação local do meu clube: o Sporting Clube…de Nampula, claro está! Comi um peixe com mau sabor e uma cerveja fresca, mas tanto fazia. Podia ter comido um bom peixe com cerveja morna, que não mudava a simpatia!
Mesmo em frente ao hotel, uma catedral de dimensões consideráveis e em bom estado de conservação.

Depois chegou a vez de voar para Pemba, a cerca de 3 mil quilómetros de Maputo, ou seja, a cerca de 7 mil de Lisboa…impressionante, não!? A primeira pergunta que fiz aos meus colegas foi: “têm a certeza que viemos trabalhar?”. Ao que eles responderam: “trabalhar?...qual trabalho?”. O local onde ficámos hospedados era…era…na praia! Bungalows construídos na areia…isso mesmo!

Em vez dum corredor mal iluminado e, por vezes, com mau gosto, que existe nalguns hotéis, tínhamos uma passadeira de madeira que sobrevoava a areia e que nos oferecia umas escadas para a água!

Era Sábado! Troquei de roupa, preparei o fato de banho, bebi uma cerveja (às 10h30, eu sei, mas acordei muito cedo!) e entreguei-me ao fim de semana. Como tenho uma prima que vive, embora esporadicamente, em Pemba…fui raptado para 20 quilómetros a sul e entregue a uma festa…na praia, claro! Só voltei ao hotel no dia seguinte…

Mesmo durante a semana, no contexto do trabalho, tinha a sensação de estar de férias. Chegava, punha o fato de banho, corria pela praia, dava um mergulho e, ainda com os calções húmidos, punha-me no bungalow a escrever o relatório, inspirado a olhar o mar!

A cidade (da qual não tenho fotos) é pequena, pacífica e quente! A praia, da qual tenho muitas memórias, é grande, atraente, confortável e viciante!


17 comentários:

Isa disse...

Maravilhosos relatos, André, e que linda a praia e que espectáculo escrever a olhar para o mar, mm que sejam só relatórios. Tou a adorar. Força e continua ;)))
Bjs

Joana disse...

Que pinta!!

Bichocao disse...

Nao tens fotos da cidade? Como assim pa'?

Bichocao disse...

Esse fim de semana de duro trabalho e mais o teu bronze deixam-me cheio de pena do Andrezito!!!!

Bichocao disse...

E atencao...uma barriguita!!!!

Anónimo disse...

Caro...isso é de meter inveja!!! Mas espero que estejas a gostar do trabalho...enfim...ja percebi que trabalhas nos tempos livres :)!!!
Aninhas

GATO PRETO & GATO BRANCO disse...

Olá André!

Que paisagens bonitas aí em Moçambique!

Ainda no ano passado estive a trabalhar num projecto de plantação de floresta em Nampula. :)

Felicidades

Cecilia

Joana disse...

Por acaso também reparei na barriguita...já é das Laurentinas? (é só inveja!!!)

Sara disse...

parece-me muito bem este trabalho....e essa farda de fato de banho ainda melhor!!!! mas voltemos ao que interessa....alem de estares a gostar....os colegas valeram??? a empresa e onde?

André disse...

Têm inveja de quê??...da minha barriguita! eh eh

Dá trabalho a mantê-la (curva), ou o que é que pensam? ;)

macaca disse...

Amigalhaço, sabes que se continuares a publicar fotografias de sítios destes, com descrições assim, isto não vai ser fácil, não sabes? Podes inclusivamente começar ameaças anónimas de invejosos furiosos! Ou então vistas, muitas visitas!!! :)

Zuca disse...

Caro amigo, eu não sei se tens a noção da rima deliciosa que pra aí escreveste

"Comi um peixe com mau sabor e uma cerveja fresca, mas tanto fazia. Podia ter comido um bom peixe com cerveja morna, que não mudava a simpatia!"

Tenho inveja de quase tudo que por aqui se vê no blog,excepto daquela coisa verde e branca que por aí encontraste e dessa barriga que me faz sentir o gajo mais elegante do mundo (eh eh, ainda falavas da minha).

Abraço

Bichocao disse...

Andrezito!!!
Goordinho fofo!!
Quando há mais posts??

André disse...

As visitas serão bem vindas...

Bichocao disse...

Então Andrezito, nao há posts??? A Africa não avança? O Andrezito anda no chonanço?

macaca grava-por-cima disse...

onde nos inscrevemos para ter direito a um "escritório" destes???

macaca bzana disse...

Estes posts é só para criar inveja à malta... "tá mali"! beijinhos e aproveita!