16 de agosto de 2010

Corte arriscado

Decidi cortar o cabelo, ou melhor, aparar…o que é muito diferente e pode complicar significativamente as coisas. Dirigi-me a um cabeleireiro unisexo na cidade de Pemba. Boa tarde para aqui, boa tarde para ali e, notei, algum ar de espanto no ar: talvez por ser novo, pensei. Nunca aqui vim, é um lugar pequeno, é normal. Fui encaminhado para a sala masculina e sentei-me à espera. Quando chegou a minha vez, o barbeiro só fazia gestos, nem uma palavra. Mas nestas situações, não precisamos de instruções…é quase sempre da mesma forma: sentamo-nos na cadeira, de frente para o espelho, aguardamos que nos tragam o resguardo para a roupa e dizemos o que pretendemos. Eu disse aparar. Ele ouviu rapar e encaminhou-se para a máquina. Eu repeti a-p-a-r-a-r. Os olhos dele esbugalharam-se, disse: “só temos máquina” e quase que lhe entrei no pensamento, tal era o tamanho do seu espantado olhar: “Como é que se aparará uma trunfa destas?”. Pensei em levantar-me e ir embora, mas respondi: “não é possível, você não tem uma tesoura?”. Ele respondeu: “o meu colega é que tem”. Repararam? Como ele me despachou para o colega? Mas fez bem. Pela reacção dele o mais certo era sair dali com máquina zero…

O colega estava assustado igualmente, mas não deu o braço a torcer. Tive a clara sensação de que a experiência com cabelos de brancos é escassa. Temi pelo meu cabelo, mas havia sempre duas saídas possíveis: uma a correr pela porta fora, a outra a andar dali com cabelo à escovinha. O 2º barbeiro fez uma autêntica visita ao meu coro cabeludo. Olhou de um lado, olhou de outro…e suspirou. Começou a por as mãos na “massa” e ia-me arrancando o escalpe. “Ouça”, disse-lhe eu, “se calhar é melhor molhar o cabelo”. Aproveitou a dica, mais para ganhar tempo e coragem do que para molhar propriamente. Temi o pior. Começou a cortar e senti as suas mãos a tremerem enquanto tentava puxar-me o cabelo para atacar com a tesoura. Cortou, cortou e, como tinha uma cadeira do meu lado direito a dificultar-lhe a passagem, entusiasmou-se a cortar…do lado esquerdo. Tive que lhe dizer: “já chega desse lado, o cabelo tem que ficar igual de ambos os lados!”. Pois, tem razão, respondeu… Já não temia. Secretamente tinha um plano de fuga: “máquina 1”. Mas nem foi preciso. Está um pouco torto, com pontas grandes e outras curtas, mas para o sofrimento que foi, da parte dele, está um trabalho razoável.


17 comentários:

macaca grava-por-cima disse...

M-E-D-O... quando tens que dizer ao barbeiro que o cabelo tem q ficar igual de ambos os lados, isto é, simétrico, algo vai muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mal!!! :-DDDDDD

Mas até que escapa, ficaste mt jeitoso andré!!! eheheheheh

Mafa disse...

Até nem ficou nada mau primaço!!
Se bem que estou solidaria com o 1º barbeiro... Aquela caracolada ja merecia uma máquinazita... :)

besos

Mafa

Unknown disse...

Penso que nesse barbeiro nunca tinham cortado cabelo dessa especie eheheh

Joana disse...

hmmmm, olha que até te fica muito bem esse corte!!

E vantagem dos caracóis, não se nota muito se está mais comprido de um lado do que do outro...

João falcão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Falcão disse...

Tiveste Sorte!!!!

Não ter cortado uma orelha....

:)

Anónimo disse...

oOO SOCEEEE
Grande trunfas é conosco mas este capitulo esta um "Must"!!Como nao habilitar esse génio da tesoura com um atestado de cabelos longos e farfalhudos!!!é simplesmente um maximo e olha que mantiveste o style!!!apenas umas aracadas do estadio foram abaixo..mas a estatua esta là!!!:)))
Muito contas..muito a gente ri!!¨Historias de um sô génio,navegando neste milénio!!:))

Aquele Abracooo
Hugo

Frederico Henriques disse...

Lá se foi o penteado "microfone"...:)
Claro que a culpa nem foi do segundo "técnico". Foi certamente da tesoura ou da cadeira que não estava direita...

Isa disse...

ai André, o que me ri com este post :)
não te conhecia de cabelo grande, mas achei corajoso, ante a descrição, teres ficado. Ficou bem, mas enfim, tu és giro, então dificilmente ficaria mal.
Tou com o mm problema, a adiar o corte há tempos por isso mesmo, Meda, como diz o povo aqui :D
Bjos

PIRATA GONZALEZ disse...

=))))))))(ha ha ha )

gostei foi da foto do Depois!


a expressão do olhar!

um olhar maduro

experimentado

sofrido

no fundo traumatizado

mas consciente

sobrevivente


o olhar do explorador

o olhar do verdadeiro geógrafo


agora sim andré!

agora sim!

CR6 disse...

És um Bravo !!!! Mas........realmente uma maquina 0 naquele manjerico q tinhas agarrado à cabeça não fazia mal nenhum !!!


Abraço

nº11 disse...

Grande nº13

Agora já percebo o porque do teu cabelo estar tão grande quando estiveste cá. Não é facil cortar o cabelo aí por esses lados!!!

Xpepspicaz disse...

essa trunfa\manjerico\monte de desperdicio\novelo gigante já merecia uma rapadela. A foto do depois é que está linda. para teres tirado só de frente, nem imagino como ficou atrás!!! deves ter um tufo... ou pior ainda, vários tufos de cabelo!!! :-))))

RAD disse...

Parecias o Lionel Ritchie, com essa cabeça de microfone!

Vá lá, não saiu nada mal ;)

Sara disse...

LOLOLOLOLOL......pareces um fulano que passou por uma experiencia de guerra!!!!! mas nao te ficou mal....acho no entanto mais seguro ficares pela maquina 0!!!!!!!!!!!!
que medoooooooooooooo...:))

Joana disse...

não imaginava que o teu penteado anterior tivesse tantas alcunhas...

Anónimo disse...

Podes crer, desconhecia a inveja geral ao meu belo e estruturado couro cabeludo...EHEHEH

André