25 de janeiro de 2011

Caixa mágica


Na província de Cabo Delgado não se recicla. O lixo é amontoado, queimado e tenta-se esquecê-lo. O “r” mais comum por estas bandas é o da reutilização. Aliás, eu próprio já fui introduzido e contagiado pelo fenómeno. Latas, garrafas, panos, madeiras, plásticos, caixotes…tudo tem uma segunda e terceira utilização. Penso que haveria imenso potencial para reciclar, pois há sempre uma solução para quase todo o lixo e aqui há muito, montanhas dele que tendem a galgar pela saúde das pessoas abaixo. Mas não me compete a mim decidir essas coisas. Compete-me ficar chocado cada vez que deito cascas de fruta/vegetais no lixo normal, pensando que teriam um fim muito mais nobre: composto natural.

Magicando com os meus botões, decidi construir uma caixa de composto, com a preciosa ajuda da Yumi. É fácil, é barato e vale milhões…fazer uma caixa de composto pelas nossas próprias mãos é um espectáculo. A receita é simples:

1º PASSO

Comprar madeira, o esqueleto da ideia. Em Pemba não é bem a madeira que se quer, mas sim a que há. Torta, com alguns bocados mal tratados pela humidade e de dimensões variáveis.

2º PASSO

Planificar o desenho da caixa, optimizando o tamanho das madeiras e as dimensões (médias) das tábuas.

3º PASSO

Medir

4º PASSO

Ficar radiante quando se corta o primeiro bocado de madeira que está mais ou menos direito e que fará parte de um dos membros da obra.

5º PASSO

Continuar a serrar…serrar…serrar…

6º PASSO

Fazer uma pausa para beber uma 2M fresca (na minha opinião a melhor cerveja de Moçambique). Embora o sol já se esteja a pôr, o calor não parece ir com ele.

7º PASSO

Depois de todos os bocados cortados, há que fazer um puzzle para minimizar as frestas entre madeiras, pois nenhum bocado é direito…

8º PASSO

Orgulharmo-nos do primeiro lado da caixa, o primeiro pé, como se um bocado de nós se tratasse.

Chamo a atenção para o pormenor da portinha de baixo onde, daqui a 2 ou 3 meses sairá, brilhante e suculento, o composto natural!

9ºPASSO

Depois dos quatro lados feitos, reservar algum tempo para as despedidas de uma fase da caixa…prestes a ser fechada e receber o nutritivo lixo.


10ºPASSO

Sentir dor na alma quando se prega o primeiro prego e se fecha a caixa.

Sorrir pois a forma final da caixa, apesar de não ser um quadrado perfeito, é um rectângulo com ângulos rectos!

11ºPASSO

Alimentar a caixa com folhas, relva seca, terra, restos de cascas. A caixa parece abanar um pouco, mas deve ser de contente, pois já tinha o estômago vazio desde o primeiro prego.

12ºPASSO

Colocar uma porta superior, com dobradiças, para a digestão ser feita em privacidade.

13ºPASSO

Contemplar o que hoje é lixo e amanhã será adubo. O que hoje acabou e amanhã recomeçará.


8 comentários:

Luis Cirne disse...

Essa assistente que vem aí fotografada também vinha incluida?

Anónimo disse...

Muito bem André!!
Gostei de ver!!

ginjas

Anónimo disse...

Gostei tento da ideia que vou tentar convencer o reformado lá de casa a fazer também uma caixa dessas para a utilizarmos diariamente. Só duas dúvidas! Não deita cheiros cá para fora e não atrai as formigas e ratos?
Muitas bjocas. Lena

Joana disse...

Grande pinta, sim senhor!!!

Temos cá uns sacos de cinza da lareira que nos aquece neste inverno tenebroso, que eram óptimos para o composto!!!

bj

macaca grava por cima disse...

o composto artesanal! sim senhora, estão de parabéns!

Isa disse...

Olha, eu acho que tu és um artista. Incapaz de fazer o que quer que seja com as mãos, acho que a caixa ficou um espetáculo!
Parabéns. Agora cuidado, o lixo fede, fede muito :)
Bjos

Sara disse...

ayaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.....deus que livre e guarde......e as baratas????? nao veem????? ah???? nao veem baratas de todas as formas e feitios???? socorro!!! podes fazer isso a 2 kms da casa??? ai simmmmm........ayaaaaaaaaa

Rodrigo disse...

Um mix de James Cook e Robinson Crusoe :)