2 de setembro de 2019

Plástico


Em pleno oceano índico, o dia de praia prometia. Saboreava-se a matinal brisa marítima e a exclusividade do grande areal.


Aquilo que à chegada parecia uma linha subida de conchas, devida à maré alta da última madrugada, era uma fila de lixo! Longe das notícias sensacionalistas, dos cenários catastróficos, de números pessimistas ou correntes de indignação, ali estava o lixo, à beira mar plantado, exposto de forma fácil de compreender…


Lixo sem nacionalidade e de origem diversa trazido pelas ondas. 

Maioritariamente plástico bastante fragmentado, mas deixando perceber que os objectos originais são vastos, cabendo assim a responsabilidade a todos nós. Infelizmente é difícil encontrar inocentes neste enredo.




Arrastando o meu filho para uma brincadeira na areia, fomos apanhando alguns pedaços de lixo e enchendo um balde. Já que todos, mesmo involuntariamente, contribuímos com um pedacinho de plástico nos oceanos, porque não contribuir com um pedacinho de limpeza?


Depois vim a descobrir que o que fizemos já tem nome, é noticia e pretende arrastar mais pessoas: o Plogging.


A essência é única, dedicando algum do nosso tempo a limpar o que nós e os outros sujamos, independentemente do nome que lhe derem, ou se lhe chamam “desporto” ou “campanha”. 


Neste verão que agora começa (lamento hemisfério norte) teria impacto se cada pessoa levasse 1 ou 2 recipientes (plástico ou não) e apanhe apenas algum lixo entre 2 mergulhos.

No nosso caso, curiosamente, foram 2 brinquedos de plástico que nos ajudaram a limpar…o plástico...


2 comentários:

Diana disse...

Eu há anos que não vou à praia (nenhuma, nem na Europa) sem apanhar no mínimo 3 peças de lixo, e arrasto quem está comigo a fazer o mesmo (principalmente os miúdos).
Já fizemos cá uma prova de plogging:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10215861841556867&id=1170478149
Na próxima convoco-te ;-)

No nosso trabalho (também de monitoria do lixo) temos apanhado lixo de origem "identificável". No outro dia apanhámos uma garrafa da Malásia. A maioria das vezes não se consegue saber a origem porque os rótulos desintegram-se, mas este vinha intacto.

100% identificada com esta tertulia!

P.S. Dia 21 de Setembro é DIA MUNDIAL DA LIMPEZA. No ano passado fomos 100 mil a limpar Moçambique de norte a sul. Liga-me para te dar whereabouts e etc

ana disse...

André, so não sabia que tinha um nome pois o resto, por bom senso, ja faço. beijinhos grandes a todos, AP