7 de abril de 2008

Agitação eleitoral

Em democracia, de tempos a tempos, surgem climas agitados de eleições. Porque uns dizem que fazem melhor, outros que é preciso mudar e outros que têm que continuar, enfim...demagogia! Mas geralmente são criados cenários de disputa, umas vezes saudável, outras nem tanto.
Em Angola, ao fim de 16 anos, renasce o clima eleitoral...
As últimas eleições foram em 1992 e, infelizmente, foram o motivo da guerra civil, que durou até 2002! Agora vivem-se momentos importantes e decisivos para Angola. Este ano decorrerão as eleições legislativas e no próximo as presidenciais. A consulta popular, agendada para Setembro, já vai mexendo com as pessoas que têm um pensamento comum: que sejam honestas e calmas!
Apresento em baixo alguns recortes de jornais modernos (agora com endereço electrónico associado) com algumas das notícias que antecedem tão importante data:
11 Fev 2008
"O director do jornal bissemanário privado “Folha 8” , William Tonet, diz que está a ser perseguido pelos generais da Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC) na sequência de denuncias feitas pelo jornal que dirige em relação aos altos oficias. A situação que envolve alguns jornalistas daquele órgão ocorre numa altura em que as eleições em Angola já aparecem como pano de fundo."


5 Mar 2008

"Moçambique e Namíbia são dois exemplos de recolha de armas na posse das populações que vão ser estudados pelas autoridades angolanas no âmbito de um programa para retirar armamento das ruas. O objectivo deste programa é conseguir, até Setembro, altura em que vão ter lugar as eleições legislativas em Angola, reduzir drasticamente o número de armas em mãos civis."


"A Polícia Nacional de Angola já recolheu desde o fim da guerra, em 2002, cerca de 200 mil armas junto da população civil - Situação continua preocupante."

6 Mar 2008
"Angola: Bispos Católicos apelam para a transparência nas eleições
A Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé e Príncipe (CEAST) apelou hoje aos angolanos a contribuírem para que as eleições legislativas previstas para Setembro deste ano sejam "transparentes, incontestáveis, pacíficas e democráticas"."



7 Mar 2008
"O pedido de 87 partidos da oposição para a realização de uma marcha de protesto, na próxima terça-feira, não foi aceite pelo Governo da Província de Luanda, que indeferiu a solicitação."

20 Mar 2008
"Dois partidos políticos angolanos da plataforma política "Nova Democracia" e que foram ilegalizados pelo Tribunal Supremo pedem "ponderação" áquele órgão de soberania, tendo em vista a participação nas próximas eleições legislativas previstas para Setembro."

3 comentários:

Anónimo disse...

87 partidos da oposição?

Como vai ser uma campanha com tantos partidos?

Anónimo disse...

Mas a seguir ao 25 de Abril havia uns 57!!!

Joana disse...

O boletim de voto ou é tamanho A3 ou tem várias folhas...