18 de fevereiro de 2012

Postais do Vietnam


O Vietnam é um país a voltar, sem dúvida. Prolongar a estadia e explorar mais os seus recantos rurais e culturais. 




Chegámos a Ho-Chi-Min city de autocarro e a primeira observação são as milhares de motas que circulam como abelhas atarefadas nas rotinas da colmeia. Esta cidade, a 2ª do Vietnam, tem 8 milhões de habitantes e tenho a sensação que metade anda de mota! A primeira travessia de uma rua deixou-nos assustados. Como seria possível atravessar um rio contínuo de motas, com largura de 4 metros? Só com jogo de cintura e alguma ousadia conseguimos, mas pareceu-nos uma missão heróica. Não poderá ser assim tão difícil!



E não é. Na primeira noite fui guiado pelo Andreas (amigo de Pemba, agora a viver em Ho-Chi-Min) na sua mota. O caos frenético desvendou-se. Há regras para navegar no trânsito e para atravessá-lo. 




Ponto assente: nenhuma mota vai parar, seja para dar prioridade a outra, seja para deixar o peão atravessar. O segredo está em que ninguém deve parar...tudo anda, tudo se interliga. Ficou claro e o mistério das travessias evaporou-se. 





As motas são tantas que há vários parques espalhados pela cidade, com vários andares! Chega-se ao parque, entrega-se a mota e recebe-se um código. A mota desaparece para ser arrumada e à volta, com o código, recupera-se a mota.





Uma cidade onde o moderno invade o antigo, como cabelo branco afasta a juventude. Edifícios espelhados, centros comerciais, lojas de topo...cenário que não seria de esperar num país que se diz comunista! Mas a tradição já não deve ser o que era...




O que ainda é o que era e sempre será é a delícia da comida de rua. Preparada directamente nos famosos suportes que parecem uma balança andante, paga com dinheiro que é manuseado com as mesmas mãos que a confeccionam e servida ali mesmo, junto dos escapes adormecidos. Uma delícia, pensarão vocês! Sem dúvida, confirmamos nós...






Mais uma passagem de ano com contagem imperceptível, agora em vietnamita! Mas a matemática é universal e não engana...ao zero, estamos no novo ano, altura de se festejar. E mais um motivo para festejar de...?...de mota, claro!





Enfiam-se todos nas suas motas e vão-se empurrando, quentinhos com os escapes dos vizinhos. Atravessámos esta rua, acreditem ou não, com a maior das facilidades, munidos do segredo...




No dia seguinte foi altura para ir visitar o delta do rio Mekong, onde os barcos têm olhos para evitar colisões, onde se vive praticamente em cima de água e a produção prioritária é o arroz.








Mercado flutuante, onde compra e venda se faz ao sabor da corrente.









Vivência de um quotidiano, à beira rio plantado.




Iguarias locais: carne de cobra e uma espécie de tartaruga.









Chegada a fase de aprendizagem, vimos a produção de folha de arroz. A calda é feita de arroz, coco e mais uns segredinhos... As cascas do arroz servem para fazer fogo. 







As folhas a secarem ao sol.





Folha de arroz a ser retalhada em noodles.





Das cascas de arroz fazem também uma espécie de pipocas...






...e aguardente, claro!







Um passeio de barco a remos pelo rio e umas remadelas, para perceber que não é nada fácil...





Nos assuntos gastronómicos, uma palavra: phó, a famosa sopa de noodles do vietnam. Hidratante, saudável, sabor à escolha, nutritiva...BOM!





8 comentários:

Bichocao disse...

Apesar de já as ter visto, com tao belo texto é outra coisa. Aquela do cabelo branco,,

KKUL disse...

I miss the time for enjoying clossing road! n PHO...Did you find rice noodle in Pemba? Otherwise I will bring it!:) Always happy for having all these stories with you....beijo

Joana disse...

Uau... o trânsito é inacreditavel!! E a barulheira das motos? deve ser infernal...

Anónimo disse...

Ding Dong!!!

macaca grava por cima disse...

sim, a metáfora do cabelo branco tb me conquistou... ;-)
Para quando um livro? (fora de brincadeiras... sabes que falo sério, relativamente a estas questões...)

Beijos cheios de saudades.

Anónimo disse...

grande Andre...Murregulo.
Grande abraço
vamozimborahhh....

Sara disse...

es fantastico....adoro a tua escritura......es um Goncalo Cadille!!! so que melhor!!!! fianlamente consegui comentar...dasssssssssss.....:)) lots and lots of love to you both

Anónimo disse...

A diversdidade de culturas é que torna o mundo maravilhoso.

Divirtam-se

Abraços

JP