3 de maio de 2007

Onde me abrigo

Durante a primeira semana estive numa "casa de passagem", como chamam aqui. Uma casa onde ficam os novos, onde fazem escala as pessoas que vêm doutros locais de Angola para Portugal, etc... Uma casa desprovida de quaisquer condições de cozinha, não havendo sequer talheres! Mas era uma casa de passagem...

Passada essa semana colocaram-me na "casa da Mutamba" (link para abrir no google earth), muito central e muito perto do trabalho. Perto do largo da Mutamba, onde se encontra o ministério das finanças.

A entrada do prédio é igual a tantas outras, escuras, elevador partidos, sem vidros. Tem a agravante de, de vez em quando, dormir uma família (mãe e dois filhos) no átrio, num colchão indescritível!


A entrada de casa é também igual a tantas outras…grades e mais grades, havendo dois portões e uma porta no meu caminho de casa. a Porta é aquela branca que se vê ao fundo.



A entrada é directa para a cozinha, que tenho que partilhar com um exército de baratas! Se aí em Portugal se fala de “hotel das baratas” como sendo um método eficaz de as aniquilar, aqui teríamos que falar em “campo de concentração de baratas” para podermos ter alguma ambição. Tenho assistido a várias gerações de baratas, ao seu crescimento, à sua alimentação (que é a mesma que a minha, claro!).
Colada à cozinha, com uma porta a dividir, bem entendido, está uma casa de banho com banheira.

Avançando pela casa, temos a sala sob o comprido, com uma bela mesa, um sofá e uma TV! Uma boa janela virada a sudoeste e….umas escadas para o piso superior.

Parece que as escadas interiores continuam a acompanhar-me nas casas onde vivo e, à semelhança, continuo a viver no piso de cima. Escadas peculiares…os degraus são todos diferentes e a meio há o ritual de baixar a cabeça para não marrar no tecto.


Piso superior: dois quartos, uma casa de banho e uma “sala” usada para engomar e estender roupa…digamos um espaço de apoio à logística indumentária (coisa fina). Desta sala tenho vista para uma parte da cidade, incluindo o estádio dos coqueiros, estádio independente que aluga o seu espaço para outros clubes (luzes do estádio na foto em baixo).


Mesmo no prédio em frente tenho uns vizinhos que, religiosamente, aos sábados, domingos e feriados, montam uma aparelhagem no terraço e fazem uso de todos os decibéis que ela consegue dar. Além disso têm a amabilidade de passar cada música 5 vezes ao dia, por dia!! Hábito esse que me permite conhecer mais da música angolana, os hits do momento, as experiências musicais, as letras sociais e românticas…muito simpáticos estes vizinhos! Claro que à terceira vez já sei a letra de cor e à quinta já bufo de enjoo!! Passam esses dias a beber cerveja e, quando viram o derby Benfica-Sporting, o momento de maior excitação foi mesmo o da entrada do Mantorras (DEIXEM JOGAR O MANTORRAS!!!).


O meu quarto, simples mas funcional, com uma cama, uma mesa-de-cabeceira e um roupeiro e….muito importante, um ar condicionado! Ao lado, uma casa de banho com poliban e a máquina de lavar roupa. Há um pormenor engraçado...a casa de banho tem uma janela interior que faz ligação para o meu quarto! Abstenho-me de fazer quaisquer descrições...


Eis que já conhecem o meu abrigo!

NOTA: Um agradecimento especial à macaca bzana, pelo apoio técnico necessário para este post, ao carinho e à boa vontade com que sempre o faz!

17 comentários:

Bichocao disse...

BizÂncio!! BBBBBBBIIIIIIIZZZZÂNCCCCCIIIOOOO!!!!

Bichocao disse...

Luxo!!!!
Vêe-se restos de caviar, champagne e ucranianas escondidas debaixo da cama, na máquina de lavar e afogadas no reservatório vermelho!!!!

Bichocao disse...

Obrigado por estas informações! Agora estou MESMO preocupado!!!!

Joana disse...

E o galo de Barcelos no frigorífico?

Bichocao disse...

No Lugar Onde Me Abrigo

Cabem Sonhos E Ilusões

Cabem Desejos Ardentes

E As Mais Loucas Paixões

No Lugar Onde Me Abrigo

Cada Dia Eu Sou Mais Eu

Sou Humano, Sou Cigano

Sou Tirano E Sou Ateu

Sou Ateu Por Opcão

Por Vocacão Sou Humano

Como Humano Sou Mais Gente

Sendo Gente Me Sinto Diferente

No Lugar Onde Me Abrigo

Cada Dia Eu Aprendo Mais

Aprendo Como Amar

Como Ser Forte E Capaz.

Bichocao disse...

Ah

Bê Bê

CÊ CÊ

DÊ DÊ!!!

Poema piroso!!!!

macaca bzana disse...

Weeeeeeeee! Agora já conhecemos a tua casa! Confesso que a questão das baratas não me agradou muito! :D
As macacas nunca se entenderam com esses bichos!

Olha... e não tens nada que agradecer! Estarei sempre aqui para o que precisares! Beijossss

Bichocao disse...

Macaca Bzana:
Acho que ele precisa de DDT!!!!

André disse...

xxiiii...poemas, elogios....vocês têm é inveja dos refugados que faço com baratinhas....hhmmm, delicia!!

Joana disse...

E fritá-las e comê-las como pipocas...hmmmmmm crunchie!!!

Podes abrir um negócio aí na área dos petiscos exóticos. :-)

Bichocao disse...

refOgados!

Unknown disse...

Como seria de esperar sou fã da logística indumentária!

Deixo-lhe um presentinho no meu blog, porque aqui não cabia.

Anónimo disse...

Uga Uga
tavam com saudades!
Prás macacas curiosas
temos amendoins prá troca.
-amendoim nº1:conhecemos Marisol (e tu andré já tás a ver quem é?)
-amendoim nº2:só quando tiverem um pra troca
Que macacada aqui vai :)
Já agora fica um conselho pro André
que tal um incensozito depois da ida à casa de banho! ;)

André disse...

Macaco da Marisol só estou a ver o rosadinho...o índio de mancha na cara, certo?

Que agora tem sido mais assíduo visitante da terra de nuestros irmanos!!

macaca grava-por-cima disse...

BARATAS!!!!!!!!!!!!!!Blaghhhhhhhh...
A sério... esses bichos tiram-me do sério... blagggh

macaca grava-por-cima disse...

Mas à parte das baratas, tens um cantinho muito jeitosinho! Gosto do pormenor dos degraus... todos diferentes, todos iguais... LOL

CAJU disse...

Mas que luxo no meio de tanta confusão... Diz lá se não é uma lufada de ar fresco(?)esta experiência de vida!
A 1ª festa da inauguração da casa do Pedro correu bem. Faltaram 15 pessoas e sobrou muita comida. Já estou a pensar na próxima...
Tenho sentido a tua falta, a tua ajuda e simpatia. Estou contigo.
Beijinhos
Taika