23 de abril de 2010

Destacado para PEMBA


O projecto onde estou inserido debruça-se nas quatro províncias do norte de Moçambique.E quando digo debruça-se não é um mero estar à janela a olhar para o norte. É estar lá fisicamente e, para isso, é preciso enviar malta para os locais. Trabalhar diariamente com as instituições envolvidas, fazer saídas de campo e dar a formação necessária. A mim calhou-me a província de Cabo Delgado, onde já me encontro e que passo a apresentar-vos:

A província de Cabo Delgado é uma das responsáveis pela fronteira com a Tanzânia. Tem uma área equivalente a 85% do território de Portugal e tem uma extensa frente de mar onde, ao longo de 200 Km de costa, se estende o arquipélago das Quirimbas, com 32 ilhas. Os grupos étnicos predominantes são: Maconde, Macua e os Mwani.

O clima é húmido tropical, onde as temperaturas médias anuais oscilam entre 22°C e 32°C. A temperatura da água do mar varia entre 25°C e 30°C. E no inverno (época seca) a temperatura média durante o dia é de 28ºC. Por a palavra "frio" não consta do léxico local. A capital da província é Pemba, uma cidade histórica, com cerca de 140 mil habitantes, situada numa baía que é considerada a terceira maior do mundo.

A praia, o mergulho, as actividades náuticas e o relax são a grande atracção turística. Uma das maiores fontes de rendimento é o mar, com a pesca de peixe e camarão, de todos os tamanhos e feitios…

Ficarei baseado em Pemba, onde já arranjei uma casa…perto da praia, claro! Mas não por comodismo. Porque quero ter um lugar apropriado para receber as vossas visitas!!

A sua latitude é de cerca de 13º Sul…o meu número da sorte!

Os meus pertences à chegada pesavam 54 Kg, divididos em duas malas e o desafio espreita. Mapas, leis, formação, muitas viagens em picadas, a comer pó se prevêem no interior da província.E assim será a minha vida, pelo menos, nos próximos 2, 3 meses...1 ano! Desconheço o tempo que ficarei aqui...

18 comentários:

Anónimo disse...

Querido André,

tenho a certeza que ficarás aí muito bem e que também muito bem irás fazer o teu trabalho.Desejo-te a maior sorte e estamos aqui em Maputo sempre prontos para o que precisares
Lena & Coª

Anónimo disse...

Quero portanto saudadar os meu amigo camarâo por ser aquele que melhor esta nesta vida!!O sol e a praia e a agua sempre te olharam te perto meu irmao!!Eu sempre disse que te assemelhavas com uma tartaruga!!!EHhhhhhhhhhh!!!
E sempre um gozo ler estas tuas aventuras!!Semeia..vais ter que escrever um livro comradeeeeeeee!!!Jeito pa coisa tens vidas atipicas como a tua..é o que a gente quer ler!!Quebra rotinas pa muitos,sonhos pa outros!!

Aquele Abrco Camarao:)))

Cotrim

Unknown disse...

Destacado..soldado Ryan..eh isso mesmo...
foste parar na babilonia...na terra das sereias ehhee...
força ai que tenho inveja...
abraço
vedas

Joana disse...

Trabalhar no paraíso!!!

Anónimo disse...

Grande André, que fezada, fico contente, isso é mesmo o que eu chamo uma grunhada dos tempos antigos.

Um abração do outro andré (aquele que grunhe hehe)

Cristina Rodrigues disse...

...que aborrecimento deve ser ter uma casa virada para o mar!!! Enfim vida difícil, hum??? P.S. - gostei muito do post dos cocos...
Fica bem!

macaca grava-por-cima disse...

Seja o tempo que for... que corra tudo pelo melhor e aproveita ao máximo!!!

macaca bzana disse...

Muito bom... Casa na praia! Há trabalhos fantásticos, não há?! LOL!
Beijocas e que corra tudo bem!

Isa disse...

Andre, que lugar lindo! Tenho a certeza que vai correr tudo bem que vais adorar. Lindo, lindo e lindo. Mereces, seguramente ;)
Bjos e boa sorte

METXA disse...

OHHH que maravilha...

Qual é o aeroporto mais perto ;)

BEIJOCA e mostra ai a cidade.

Frederico Henriques disse...

Aprende aí umas gastronomias para depois mostrares os dotes à malta :)

Abraço

Sara disse...

que lindo que estas!!! e esse artesanato adoro!!

Unknown disse...

Casa de frente pra o mar, sol camarao...que inveja......('e q eu xtou a trabalhar no North Sea....!)
Aproveita! Sei q faras um bom trabalho e acredito q essa regiao e a sua gente tambem te faro bem!

AP disse...

Estou maravilhada com a tua ida para Porto Amélia ( era assim conhecida ao tempo em que os Portugueses fundaram a cidade) Aproveita bem, não te esqueças de dar aquele salto a MATEMO que tanto te recomendei. Não haverá nada para eu fazer ai durante o mês de Setembro ( qualquer trabalhito para justificar a minha ida???? So para terminar com um cliche: Já fui tão feliz em Pemba!!!

Bichocao disse...

E umas fotos da vila e da tua casa nova? BEEEJJOOSSSSSSS!!!
Desculpa escrever pouco, tou a correr de A para B.

Sara disse...

essa de alugares para as visitas so te fica bem.....estou a contar passar por ai!!

Unknown disse...

Que chatice... Realmente esse lugar deve ser uma seca (até porque não sabem o que é frio) total... aliás, não sei o que fazes aí (para além de nos deixares cheios de inveja)? Vem daí embora, que já deu para perceber que não se aprende nada, nem se trabalha nem nada... ah e tal, casa com vista para o mar!:)

Que maravilha, aproveita bastante, pois isso tem todos os ingredientes para se poder passar um vida santa!
Espectacular é tudo o que posso dizer!

Beijinhos :)

Anónimo disse...

André, vais fazer-me um favor...tenho uma amiga em Pemba (pelo menos disseram-me que estava ai...) que se chama Ana Puga - vais fazer-me o favor de lhe dar um abraço se a encontrares por ai...quando a encontrares...tudo no timing africano, "malembe", não tenhas pressa. Estou em Angola e um dia irei de visita a Moçambique. Um dia.
Cármen Arez