Para que vocês não fiquem a pensar que isto é só borgas, passeios e praia...afinal também há trabalho! Costumo ocupar-me desta tarefa durante a semana, de 2a a 6a feira, das poucas às muitas horas...
As minhas tarefas desevolvem-se na unidade de cartografia e topografia na empresa SINFIC, uma empresa portuguesa instalada em Angola há mais de 15 anos!
A unidade é composta por 3 portugueses, 5 angolanos, vontade, dinamismo e imaginação! E assim se vão fazendo as coisas, como melhor podemos e sabemos...
Para já, tenho duas tarefas paralelas em mão:
1 - FORMAÇÃO: dar formação em ArcGIS, um software de sistemas de informação geográfica, o mais utilizado dentro da comunidade respectiva; formação em vectorização que, para quem não está familiarizado, é a passagem de uma imagem aérea para a carta em si, como a conhecemos; formação em imagens de satélite (o que é, como se forma, como tabalhar com elas, vantagens e desvantagens).
Na primeira abordagem, pareceu-me um pouco ambicioso, principalmente a parte do software, mas com esforço e dedicação.....caminho para a glória e abracei o desafio e sou mais um e estou cá para ajudar.
2 - GPS: O Eng. Geógrafo é um indivíduo que gosta do conforto do gabinete, mas também do chamado trabalho de campo. Este trabalho implica sair para "campo", que pode ser cidade, aldeia, mato...enfim....impica levantar o cú da cadeira, sair da frente do PC e ir para a rua! Pois é esta a minha outra tarefa aqui...andar com o GPS a marcar coordenadas de pontos para produção de ortofotocartas a partir de imagens de satélite.
GPS
Esta tarefa do GPS permite-me conhecer além Luanda, conhecer outras províncias Angolanas, ir a locais mais remotos, viajar....óptimo!!
16 comentários:
Tanto trabalhinho...a parte das coordenadas vagueando por Angola parece-me muito fixe.
beijinhos
Ortofortocartas parece o nome de uma doença tropical! Dr, estou com paludismo nos sovacos e ortofotocartas na palma dos pés? O que me recomenda? Tome três comprimidos de GPS ao almoço, duas colheres de ArcGis aojantar e fica bom!!!
Visto desse ponto de vista medicinal, o cenário de trabalho muda muito!
Mas ortofotocartas não dói, não cheira, não fazem mal....toda a gente gosta de ter na parede de casa, para consultar...e viajar um pouco com a ponta do dedo (profunda esta!).
Ó sr engenheiro Fotocartografista essa conversa de caminhar para a glória.... estou a ver que o benfiquismo angolano pega-se :P
Vês como reconheceste o lema daglória e, assutado e desorientado, falas no Benfica à toa!? ah ah ah
meu caro,
falar do BENFICA nunca é à toa...
"Ah e tal, no fim de semana tive que ir trabalhar..." e depois termina o post a dizer: "que me permite viajar... optimo!"
Grande lata senhor das ortofotocartas!
PS: Concordo com o comment anterior: falar do Benfica nunca é à toa! BENFICAAAAA!
Benfica?
O que é 'Benfica'?
tchiiiiiiiiiiii...tricas futebolísticas de um continente para o outro!!!
Quanto ao trabalho que implique viagem é sempre muito mais divertido que estar na mesma secretária todos os dias!!! Temos é inveja.
Tiro na água, o porta aviões tava ao lado!
Aqui vai o amendoim nº2:uma é loura outra é morena...
Uga Uga
Beijinhos
Que macacada!!! Dou-te os parabéns, pq eu nem sequer indirectas e piadinhas consegui perceber. Não entendo nada do que este macaquito atrevido diz... Deve ser por isso q me chamam grava-por-cima... LOL
drezito, tu não eras do Benfica?
:p
Pronto...agora está em praça pública um assunto delicado!
Fui do Benfica sim, há uns anos, por incentivo do Pedro! Depois comecei a desinteressar-me por futebol, em geral (não sei se por ser do Benfica, ou não! LOL).
Mais tarde, comecei a ir ao estádio do Sporting ver os jogos com o macacãozão....e senti-me bem! Gostei da equipa, do espírito, da cor e dos 90 MINUTOS A CANTAR!
ah pois é.... Águas passadas não movem moinhos... ele agora é doente do GRANDE SPORTING. É vê-lo na bancada a cantar e a puxar pelo nosso Sporting. de vez em quando lá sai um insultozito aquele clube lá para os lados do colombo... mas é o normal, Sportinguista que se preze não gosta do CLB! Grande abraço menino...
Enviar um comentário