13 de abril de 2007

Chamemos "autoridade democrática..."

A moeda da républica de Angola chama-se Kuanza e por curiosidade 1000Kz equivalem a 10 euros! E ainda por curiosidade, não há moedas, daquelas que chocalham no bolso, apenas notas, muitas...posso, por exemplo, pagar um café com 40 notas de 5Kz (valor minimo)! Então, pensam vocês, como é dado o troco inferior a 5Kz...ora essa, em rebuçados, como me aconteceu outro dia no supermercado. Não verifiquei o troco, mas fiz confiança...
As notas de cada país podem, e geralmente servem, para homenagear pessoas importantes ao longo da história nacional. Acontecia isso com os escudos: João de Barros, Bartolomeu Dias ou Vasco da Gama foram alguns dos contemplados!

Nos kuanzas não é bem assim, há....digamos uma autoridade democrática que incentiva a presença constante das mesmas caras em TODAS as notas...das de 5 às de 2000 kuanzas! Os felizes contemplados foram Agostinho Neto, primeiro presidente de Angola a seguir à independência (1975-1979) e José Eduardo dos Santos, o resto do tempo!!


Na foto falta a nota de 500, mas não é difícil imaginar, pois não!?

4 comentários:

macaca grava-por-cima disse...

Ouve lá? Pq é que a foto não aparece?

António Araújo disse...

Deixa ver, se fiz bem as contas um café custa 2Euros?????
Devem ser tirados com água do luso...!! Ou então imagino que serão 4 pessoas a tirar um café. Tipo: um recebe a guita, outro faz o troco, outro tira o café e outro controla.
Vemos que alguma da nossa cultura eles adquiriram... ou a do roubo descarado ou a da boa distribuição de trabalho
Abraço fifi

macaca bzana disse...

"E queria aqui também anunciar, "faxavôr", que isto aqui é uma data de gatunos, uma data de ladrões e uma data de chupistas!!!!"
Autoria: GF
Eu acho que se enquandra bem aqui! :)

macaca grava-por-cima disse...

Agora sim... as notinhas todas alinhadas "por degradé de cores", como naquelas apreensões da PJ... lol