23 de abril de 2007

Mussulo...

Houve alguém que me disse outro dia que a vida em Luanda valia, quase 90%, pelos fins-de-semana. Até agora vejo-me forçado a concordar com isso…tenho tido muita sorte, é facto, mas pelo menos admito e dou o devido valor!

Fim-de-semana passado…Mussulo, outra vez! Desta vez fui para casa do Gustavo, um angolano que conheci em Lisboa, na faculdade de ciências e que, à semelhança de tantos outros, acabou o seu curso e regressou à terra de origem.

Como de costume, sábado acorda-se cedo, com despertador (custa mais quando se vai beber um copo na sexta à noite, claro!) e começa-se a aproveitar o dia! Sol, calor e num transito indescritível lá conseguimos demorar só hora e meia até ao local onde embarcaríamos em direcção à “ilha do Mussulo”. Um pequeno paraíso, é como consigo descrever o local onde estive.
Uma casa de madeira a 20 metros da praia e uma praia pouco movimentada. Ali só andam “nativos” e malta de outras casas! Coqueiros a enfeitar uma praia de areia clarinha, que podia estar mais limpa, mas que é sempre apreciada.



A água….ai a água…um caldo morno que nos dá a sensação que estamos a ser cozidos em lume brando! E poderei dizer que 60% do fim de semana passei-o dentro de água (literalmente!!) à conversa, nadando, apanhando ameijoas de mãos cheia, etc… Um exemplo disso é esta foto, que testemunha os anfitriões em puro relax!


Quando não se estava na água havia, felizmente, outras opções que não eram menos válidas:



Petiscos, bom sono, mota de água, banhocas, convívio…foi o programa do fim-de-semana!

Na hora de ir embora tive aquela sensação de que estavam a acabar umas férias, estranho, mas compreende-se pelo ritmo que se levou… Toca de apanhar um candongueiro (do mar), um táxi que nos transportaria de novo para o caótico transito e consequentemente para a confusa Luanda dos finais de Domingo.

Viagem tranquila, muito tranquila…diria até excessivamente tranquila…vínhamos a andar bem devagarinho e não percebemos porquê:
- Olha, não dá para andar um pouco mais rápido?
- Vou devagar para não se molharem – diz o “candonguista”
- Olha que bem – pensámos nós – não deixa de ser uma preocupação nobre!

A meio da viagem…poc….poc….poc….gasolina acabou!! Aí fez-se clique…o sacana vinha devagar para poupar gasolina e com certeza a rezar para que chegássemos ao destino e pudesse cobrar os bilhetes para…provavelmente gastar o dinheiro em cerveja!

O clima azedou um pouco, claro…mas ele ligou a um companheiro, ou melhor, cravou um dos nossos telemóveis e ligou a um companheiro para abastecer em andamento…e foi o que aconteceu! Só que o abastecimento, à deriva, arrastou o barco para um baixio…e quando tivemos finalmente gasolina, estávamos encalhados na areia!

Foi então à moda antiga que saímos daquele banco de areia e ligámos o motor para, finalmente, chegarmos a terra…UFA! Discutir o preço, claro…e seguir viagem para Luanda!

11 comentários:

Anónimo disse...

Que inveja!!
A praia é linda!
Já encontraste o meu "cunhadinho"?
Beijinhos??

Ana ariops disse...

Olá Andrézito! Como estás? Não é muito difícil de adivinhar, pelo que tu tens escrito, curtição, festas e algumas aventuras não te faltam! Todas as aventuras têm o seu "quê" mas para mim a melhor de todas foi a da máquina de lavar!:P acontece aos melhores!
Vou estar atenta a novos desenvolvimentos dessa saga angolanda, e a morrer de inveja aqui em solo nacional!!!
beijinho grande e tudo de bom***
Ana Patrícia

Fada da felicidade disse...

Mas que vida é a nossa? Só vejo fotografias dignas de um catálogo de agência de viagens!!! Ah e tal vou para Angola trabalhar... pois, pois, é só bem bom ;)

E eu CHEIA DE INVEJA!!!!!!!

Beijinhos!

Bichocao disse...

Mas isto é a vida de Adão e Eva!!!!

Bichocao disse...

Grande urso!
E nós aqui na pátria a aturar portugas do pior! Buzinam, fumam, berram, aplaudem o sporting, nada que enalteça o espirito!!
Gostei muito do reabastecimento em voo. Felizmenta não era voo picado!!!

Joana disse...

Com fins de semana assim também não me importava de levar uma semana de cão e depois ter dois dias paradisíacos com aventuras náuticas e tudo.

Belas fotografias

Beijinhos

macaca bzana disse...

Eu também quero!!!! Já viste como conseguiste lançar a inveja neste espaço vitual?! Buuuuhhhh
Beijos e Beijos!!!

Anónimo disse...

abastecimentos ao largo... pois nós cá não temos nada disso... o que nos vale é que tambem não andamos de barco.

André disse...

Não faço um post sobre o trabalho porque isso é mais ou menos igual em todo...e até agora tem tido pouco de tertuliante! Mas se houver, registarei...

macaca grava-por-cima disse...

Q bela aventura... sim senhor!! Os fds vão ser de certo as tuas melhores memórias de Angola

Isa disse...

que espectaculo. agora percebo a neura de trabalhar na tese durante o fds com um sítio destes tão perto de casa. e um gajo tem mm de desformatar pra conseguir lidar c essa gente... cacete... um gajo vive como pode e esses desgraçados n vivem, sobrevivem. Bjs