8 de agosto de 2007

Extremos em Luanda 4

Em períodos de guerra todas as pessoas se querem refugiar. No tempo de guerra em Angola, Luanda era um local seguro e...quem conseguiu, refugiou-se por cá. A consequência disso foi uma afluência excessiva de pessoas em Luanda e arredores. Vivem neste momento milhões de pessoas nos arredores de Luanda e a maior parte nos "musseques". Musseques são bairros de casas improvisadas, com as paredes feitas do que esteve mais à mão na altura da construção e telhados geralmente feitos com chapas de zinco e pedregulhos a segurar!

As estradas, por desleixo humano e severidade meteorológica, estão quase todas num estado lastimável. Complica o trânsito, danifica as viaturas e põe a vida das pessoas em risco! Não acreditam?...então e se vos disser que é comum a ausência de tampas de esgoto nas ruas!?

Há muitos edifícios a serem construídos em Luanda, mas este está "em construção" há ANOS!! Nele vivem dezenas de famílias em condições indescritíveis! Sem luz, sem água, sem canalizações, sem esgoto...é chocante olhar para este prédio, no meio da cidade, sem perguntar a nós próprios: "o que é que se passa aqui?". Quando digo no meio da cidade falo, analogamente a Lisboa, qualquer coisa como o Saldanha...
Com frequência morrem crianças caídas das varandas sem protecção. As paredes são o que eram...tijolo... O lixo e as necessidades são lançadas cá para baixo, para as traseiras, ao estilo "cá vai disto", mas sem aviso!!

Numa Luanda diferente existem inúmeros clubes nocturnos, repletos de gente quase todos os dias. Gente gira, sinais de desenvolvimento, copos, convívio, dança e despreocupação...não pensando que quando saírem das discotecas podem ser facilmente assaltadas!!

Numa Luanda diferente constroem-se neste momento meia dúzia de esbeltas torres de escritórios no centro da cidade.

Prédios que fazem um vistão aos olhos das pessoas, muitos andares e elevadores! Sim...elevadores...reza a lenda que há uns anos atrás apenas um edifício de habitação tinha elevador a funcionar!!

2 comentários:

Joana disse...

Luanda está a crescer demasiado depressa e devem ser poucos os que acompanham esse crescimento. Vai ser uma cidade cada vez com maiores diferenças sociais...

macaca bzana disse...

É impressionante a discrepância que existe em Luanda... os problemas sociais só tendem a aumentar.
As imagens que nos passaste fazem-nos pensar na sorte que temos (apesar de todas as imperfeições)em viver neste cantinho à beira-mar plantado...
Beijossssss!